Portal O Dia

Policial do Maranhão acusado de matar sargento da PMPI se torna réu

O policial militar do Estado do Maranhão, Raimundo Linhares da Silva, se tornou réu no processo da morte do sargento da PMPI, João de Deus Teixeira dos Santos, ocorrida no dia 05 de novembro de 2024 no bairro Parque Sul, em Teresina. Na ocasião, Raimundo atirou no sargento João de Deus após uma discussão por conta de uma vaga de carro.

A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público e aceita integralmente pela juíza Maria Zilnar Coutinho, da 2ª Vara do Tribunal Popular do Júri de Teresina. Raimundo Linhares vai ser julgado em júri popular pelo crime de homicídio qualificado. No dia do ocorrido, ele e João de Deus teriam discutido porque o sargento teria batido no carro do soldado Linhares, que estava estacionado em sua porta. Ao questionar o sargento, o PM do Maranhão teria sido surpreendido com os tiros e disse que atirou de volta para se defender.

Jailson Soares/O Dia
Policial do Maranhão acusado de matar sargento da PMPI se torna réu

O sargento da PMPI foi atingido na cabeça e morreu dias depois no HUT.

Em janeiro deste ano, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) fez a reconstituição do crime. No carro do soldado Linhares foram encontrados projéteis de arma de fogo calibre 38 que, segundo ao PM, pertenciam ao sargento João de Deus. O soldado se apresentou na delegacia no dia seguinte acompanhado de um advogado e entregou sua arma para perícia.

Ao receber a denúncia do Ministério Público, a juíza Maria Zilnar Coutinho citou o soldado Linhares para que sua defesa responda à acusação nos termos da denúncia e o proibiu de mudar de endereço sem informar antes à justiça. A magistrada deu prazo de cinco dias para que o promotor de Justiça e a defesa do soldado se manifestem nos autos.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.