Integrantes de uma quadrilha especializada em roubar e furtas veículos estão sendo alvos de uma ação da Polícia Civil em Teresina. Nesta terça-feira (11), equipes do Departamento ao Roubo e Furto de Veículos (DRFV) deflagrou a terceira fase da Operação Sophisma, em que cumpriu sete mandados de busca e apreensão contra os membros da organização criminosa. Esta é etapa da ação dá continuidade à investigação que culminou na prisão de um tenente do Corpo de Bombeiros do Maranhão. A prisão se deu em junho de 2023.
Esta terceira fase da operação visou o recolhimento de provas. De acordo com o delegado Marcelo Dias, titular da DRFV, a Operação Sophisma termina com 16 pessoas indiciadas além dos alvos que foram localizados hoje. O delegado explica que a organização criminosa tinha uma hierarquia interna e que foram localizados alvos tanto no Piauí, quanto nos Estados do Maranhão e do Pará.
"Existem os que faziam os roubos e depois transmitiam esses carros aos receptadores. Estes receptadores vendiam estes veículos e encaminhavam para outros estados, especialmente o Maranhão. Vários deles são reincidentes por roubo e tráfico e alguns têm ligação com facções criminosas, principalmente os que atuavam diretamente no roubo dos carros", discrimina o delegado. Entre os alvos da ação de hoje está um homem que a polícia considera como sendo um dos maiores adulteradores de veículos roubados do Piauí.
Sete alvos da quadrilha forram localizados hoje durante os cumprimentos dos mandados judiciais: quatro em Palmeirais, dois em Teresina e um em Floriano. "A ação de hoje foi mais para colher provas e finalizar a investigação. Vamos pedir o indiciamento de todos os envolvidos localizados anteriormente e agora de mais estes que foram localizados hoje", finaliza o delegado.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.