Portal O Dia

Parques de Teresina exigem pagamento para eventos a partir de 10 participantes; saiba mais

Desde 2022, os parques municipais de Teresina cobram uma taxa para a realização de eventos e ensaios fotográficos nos locais. A medida abrange locais como o Parque da Cidadania, Encontro dos Rios, Matias Matos, Macaúba, Parque da Cidade e Parque das Crianças, todos administrados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

Conforme apurado pelo Portal O Dia, uma taxa de R$ 19 é exigida para eventos a partir de 10 pessoas. Para realizar um evento, os interessados devem realizar um aviso prévio à gestão do parque. A solicitação pode ser feita presencialmente no Setor de Protocolo ou através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Prefeitura Municipal de Teresina.

Divulgação
Parques de Teresina exigem pagamento para eventos a partir de 10 participantes

Conforme a Semam, a taxa objetiva não somente formalizar o processo, mas também controlar o fluxo de pessoas nos parques. O intuito é garantir que as atividades realizadas nos parques sejam organizadas e não comprometam a experiência dos frequentadores.

“O verdadeiro objetivo é fazer com que as pessoas que queiram realizar eventos nestes parques entrem em contato com a secretaria para que nós estejamos informados e possamos controlar o fluxo de pessoas”, disse o órgão.

Aos finais de semana, o Parque da Cidadania, por exemplo, recebe cerca de 5 mil pessoas. Em julho, mês das férias, a quantidade de visitantes aumenta. “Os usuários diretos reclamam desses eventos. Imagine que várias pessoas decidem fazer um aniversário dentro do parque para 30 ou 50 participantes. Se não soubermos desses eventos, não conseguimos controlar. Apenas de termos sete parques, o cidadania é o mais procurado. Com a quantidade de eventos, reuniões e aniversários, o frequentador não consegue se movimentar dentro do parque”, destaca a entidade.

Kirla Pontes, coordenadora do Parque da Cidadania, destaca que, apesar de a medida já estava prevista no regimento interno dos parques desde 2022, só agora está sendo aplicada com maior rigor devido à alta demanda de eventos.

“Hoje estamos limitando a quantidade de eventos que acontecem ao mesmo tempo no parque. De grande porte, um evento por dia, de médio porte dois e de pequeno porte três, para que as pessoas não se sintam incomodadas e que todo mundo possa usufruir de forma igualitária”, disse.

_______________________________________


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.