Portal O Dia

Pais recorrem a feiras de livros usados para reduzir gastos escolares

Janeiro é tradicionalmente visto com o mês das contas: IPTU, IPVA, cartões de crédito, matrícula escolar e, também, materiais escolares. Para tentar aliviar o orçamento, muitos pais recorrem a opções mais alternativas na hora de comprar os livros dos filhos. Uma boa opção são as feirinhas que, além de disponibilizarem livros a preços mais acessíveis, ainda possibilita vender os exemplares do ano anterior ou usá-los para abater no montante dos novos livros didáticos.

A tradicional feira de livros da Praça do Fripisa, no centro de Teresina, é uma das mais conhecidas, atraindo pessoas de todos os bairros da capital e até de outras cidades do estado. Apesar da tímida movimentação, os permissionários que trabalham no local estão com boas expectativas de venda para este ano.

Assis Fernandes / O DIA
Pais recorrem a feiras de livros usados para reduzir gastos escolares

“Estamos aguardando os nossos clientes, que ainda não vieram, devido às festividades de final de ano, mas já têm muitos pais procurando, vindo vender e comprar, e nós estamos aqui aguardando”, disse Maria de Jesus, proprietária de um stand.

Núbia Veloso também trabalha na feira de livros e destaca que as maiores movimentações de consumidores ocorrem no início da manhã e começo da tarde. Segundo a vendedora, os preços são os principais atrativos. “Os valores são melhores do que das livrarias. Vendemos todo tipo de livro, desde o ensino infantil ao superior”, disse.

Assis Fernandes/ODIA
Pais recorrem a feiras de livros usados para reduzir gastos escolares

Com a lista de livros em mãos, Márcio Lustosa foi até à feirinha da Praça do Fripisa em busca dos exemplares que necessita, e destacou que compensa comprar livros no local, mesmo sendo usados. “Pela pesquisa que fiz, aqui e em livrarias, compensa comprar na feirinha. Os livros estão em bom estado e estão até pela metade do valor. Hoje em dia, que as finanças estão apertadas, temos que correr atrás de um preço melhor, e aqui conseguimos negociar”, comenta.

Jurandir Soares também costuma comprar os livros na feirinha da Praça do Fripisa, tanto para ele, quanto para os filhos. Segundo ele, uma das vantagens é poder ver o exemplar antes de realizar a compra. “Eu posso ver e folhear, e claro, os preços, que são bem acessíveis”, enfatizou.

Além dos exemplares usados, os feirantes também comercializam livros novos e semi novos, e os preços têm alterações, a depender do estado de conservação dos livros. “Às vezes, o livro foi usado a semana toda e está um pouco danificado, mas mandamos arrumar e ele fica em perfeitas condições”, acrescenta a comerciante Maria de Jesus.

Assis Fernandes/ODIA
Pais recorrem a feiras de livros usados para reduzir gastos escolares

E quem adquire esses materiais da feirinha, além do desconto, ainda têm a opção de sair com esses livros encadernados e encapados. Tudo com um preço que cabe no bolso.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.