Pelo menos cinco pacientes que estavam internados na sala vermelha da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Promorar, tiveram que ser transferidos nesta tarde (20) por causa de um princípio de incêndio causado por curto-circuito em um condicionador de ar. Esta é a segunda vez que algo desta natureza ocorre na unidade de saúde. Na madrugada do último dia 05 de agosto, a UPA do Promorar teve um princípio de incêndio e o atendimento foi suspenso por 24 horas para reparos.
Uma moradora da região, que preferiu não se identificar, procurou atendimento na UPA do Promorar agora pela tarde, mas não conseguiu passar da porta. Segundo ela, o local está todo às escuras por dentro, mas ninguém soube explicar exatamente o que estava acontecendo. “Não tem atendimento. É um absurdo a gente, que é cidadão, quando precisa da saúde, cadê? Ninguém nem explica. Fui só despachada da porta e não sei como fazer, não sei para onde recorrer”, disse.
Outra moradora, que também não quis se identificar, conta que estava em casa quando a assistente social ligou informando que uma parente sua, que estava internada na UPA do Promorar, seria imediatamente transferida para o Hospital do Dirceu por conta do princípio de curto-circuito. “Pensei na hora que ela tinha piorado. Porque se vai transferir, a gente pensa que é porque piorou. Mas não. Foi por causa do curto-circuito. Está complicada a saúde assim. Nem um exame simples a gente consegue fazer”, desabafa.
A reportagem do Portalodia.com procurou a Fundação Municipal de Saúde (FMS), órgão gestor das UPAs em Teresina. Em nota, a FMS confirmou que foi registrado um princípio de incêndio em um aparelho ar-condicionado na sala de Raio X da Unidade de Pronto Atendimento do Promorar. A equipe agiu com rapidez, utilizou os extintores disponíveis para controlar o foco e evitar sua propagação. Não há registros de feridos.
LEIA TAMBÉM
- Piauí tem 62 focos de incêndio ativos ameaçando áreas urbanas
- Alunos de sete escolas municipais ficaram sem transporte após incêndio em ônibus; veja lista
- Incêndio de grandes proporções atinge 13 ônibus no bairro Esplanada
- Incêndio de grandes proporções atinge fábrica de silos no Distrito Industrial de Teresina
“No momento, o Corpo de Bombeiros está no local realizando a retirada da fumaça com equipamento especializado. A sala afetada já está passando por reparos e deverá retomar seu funcionamento normal em breve. Por precaução e devido à presença de fuligem no ambiente, os atendimentos foram temporariamente suspensos”, diz a nota.
Apesar do ocorrido, a UPA do Promorar já retomou parcialmente os serviços, ainda na tarde desta quarta-feira (20), realizando atendimentos de urgência para pacientes adultos. O atendimento pediátrico será retomado na quinta-feira (21).
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.