O bloco de partidos da oposição lançou na manhã desta terça (12) o manifesto “Teresina Cidade Feliz”, um documento assinado por PSDB, Progressistas, União Brasil e PL que traz resoluções para as áreas do emprego, educação, saúde, segurança, meio ambiente, transporte emprego, dentre outros pontos de Teresina. Durante o evento o ex-prefeito Silvio Mendes, líder do grupo nas pesquisas eleitorais, defendeu um novo modelo de gestão e afastou qualquer possibilidade de divisão entre ele e Bárbara do Firmino.
O manifesto de 17 páginas é assinado pelos presidentes estaduais e municipais das quatro legendas e traz citações de grandes escritores e especialistas em gestão pública. Com um caráter propositivo o texto propõe a reestruturação da capital nas principais áreas onde Teresina já foi referência em administrações anteriores. Veja o documento na íntegra. O senador Ciro Nogueira, líder nacional do Progressistas, afastado das atividades para um tratamento de saúde não compareceu ao evento.
Em conversa com a imprensa Silvio Mendes negou a hipótese de rompimento e afastou a possiblidade de críticas a Dr. Pessoa.
O ex-prefeito explicou também o teor do manifesto publicado pelo grupo e valorizou as pesquisas publicadas na cidade.
“É um manifesto de esperança, de nós traduzirmos o sentimento e um sonho da população. Nós somos apenas mensageiros disso. Somos isso baseado em pesquisas, não em quantitativas, em pesquisas qualitativas. Onde todos os extratos sociais de Teresina manifestam seus desejos e insatisfações. Quem quiser participar dessa caminhada se junte e vamos em benefício da nossa comunidade”, finalizou.
Nome forte para ocupar da vaga de vice de Silvio Mendes, o ex-deputado estadual Luciano Nunes explicou a simbologia do momento.
“Acho que é importante destacar a união que se representa pelos partidos que fazem oposição a atual gestão. Daí a simbologia desse manifesto. Daí a simbologia deste momento. Todos nós ansiamos que Teresina volte a ser aquela cidade que tivemos um dia. Tínhamos a melhor educação, uma saúde referência e perdemos essas coisas. É isso que queremos resgatar”, concluiu.
Bárbara nega atrito
Após a criação de um clima de insatisfação e reuniões com aliados de Themístocles Filho e com Fábio Novo, Bárbara do Firmino esteve na solenidade e negou qualquer atrito com Silvio Mendes.
“Esse sentimento de retomada, de reconstrução, muitas pessoas falam que nós temos atritos internos, isso é pura especulação da mídia. Estamos juntos e vamos seguir até o final. Nós sempre queremos fazer propostas que tragam alguma coisa para nossa capital. Optamos por fazer um manifesto com o que pretendemos construir. O transporte público por exemplo, a saúde, a educação dentre outros problemas”, finalizou.