Portal O Dia

Número de idosos com mais de 100 anos cresceu 85% em Teresina

Enquanto a expectativa média de vida no Brasil é de 76,4 anos, alguns idosos quebram essa barreira e superam os 100 anos. Em Teresina, tem crescido a quantidade de pessoas que ultrapassam a marca centenária. Segundo levantamento feito pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), 427 pessoas com mais de 100 anos são acompanhados pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Em 2019, 231 idoso eram cadastrados e acompanhados pelas equipes. Isso representa um aumento de 196 idosos e um crescimento de aproximadamente 85%.

Chegar a um século de vida é, sem dúvida, uma grande experiência, mas, para alcançar esse feito, é necessário adotar alguns hábitos para melhorar a saúde e a qualidade de vida. Na capital piauiense, 135.762 idosos com idade superior a 60 anos recebem acompanhamentos nas unidades de saúde, na rede hospitalar, CAPS e serviços especializados.

Contudo, no Dia Mundial da Pessoa Idosa, deve-se destacar que envelhecer com saúde também depende de escolhas diárias, como manter hábitos saudáveis, buscar atendimento e participar de atividades que estimulem o corpo e a mente, como a prática de exercícios físicos.

Assis Fernandes/O DIA
Número de idosos com mais de 100 anos cresceu 85% em Teresina

Tem sido cada vez mais comum encontrar pessoas idosas frequentando academias. Esses espaço, comumente ocupados por jovens, agora ganha novos personagens: pessoas mais maduras, de cabelos brancos e que estão em busca, não apenas de um físico melhor, mas de mais qualidade de vida, autonomia e saúde.

Essa mudança de mentalidade dos idosos tem sido impulsionada pela orientação médica, segundo a educadora física e personal trainer Aryel Castelo Branco. De acordo com ela, cada vez mais, os profissionais de saúde recomendam a prática de atividade física regular para seus pacientes idosos.

A musculação, por exemplo, tem papel fundamental na manutenção da força muscular e da mobilidade, prevenindo quedas, melhorando a postura e ajudando na execução de tarefas simples do dia a dia, como levantar da cama, caminhar, subir escadas ou escovar os dentes sem ajuda.

Aryel destaca também que, antes de prescrever qualquer exercício, é fundamental conhecer o estado de saúde do idoso: se ele tem problemas cardíacos, lesões, dores articulares ou outras condições clínicas. A partir disso, o profissional pode montar um plano de treino personalizado, que ajude tanto a tratar quanto a prevenir complicações.

Dicas para uma vida mais longa e saudável na terceira idade

1. Alimentação equilibrada

2. Atividade física regular

3. Sono de qualidade

4. Cuidado com a mente

5. Acompanhamento médico

6. Evitar vícios

7. Prevenir quedas

8. Cultivar emoções positivas


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.