Portal O Dia

Número 192 do SAMU é restabelecido em Teresina, Piripiri e Campo Maior

O número 192, usado para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi restabelecido e já está funcionando normalmente em Teresina, Piripiri e Campo Maior. A informação foi divulgada na tarde desta sexta-feira (25) pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Assis Fernandes/O Dia
Serviço havia sido interrompido após roubo de cabos

O serviço havia sido temporariamente afetado devido ao roubo de cabos, o que comprometeu a rede de chamadas. Segundo a operadora responsável, após o rastreamento da rede e identificação dos trechos danificados, os reparos foram concluídos e o sistema voltou a operar com normalidade.

Com o restabelecimento, o número 192, gratuito e de emergência, segue disponível para chamadas em casos de urgências clínicas, obstétricas, traumáticas e psiquiátricas, com a frota do SAMU ativa nas três cidades.

Entre janeiro e junho de 2025, o SAMU registrou 15.653 atendimentos no Piauí. Desse total, 4.111 casos foram relacionados a acidentes de trânsito, que se destacaram como a segunda maior causa de chamados. Também foram registrados 944 atendimentos psiquiátricos, 280 obstétricos e 1.421 por quedas e outros acidentes.

A equipe do SAMU também respondeu a 427 casos de agressões físicas, 213 tentativas de suicídio, 143 suspeitas de AVC, 16 suspeitas de infarto, além de ocorrências como queimaduras (6), afogamentos (4), choques elétricos (22), engasgos (19) e envenenamentos (8). No mesmo período, foram contabilizados 62 trotes, que atrapalham o funcionamento do serviço e podem atrasar atendimentos reais.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.