A justiça concedeu habeas corpus e pôs em liberdade Victor Rangel Lopes da Silva, namorado da blogueira Ana Azevedo que foi preso junto com ela em maio deste ano na Operação Faixa Rosa, deflagrada pelo DRACO. O habeas corpus foi concedido no começo deste mês e, agora, Victor vai cumprir prisão domiciliar.
A defesa pediu a liberdade de Victor Rangel alegando que ele possui residência fixa, profissão lícita como reciclador e é responsável pelo sustento de três menores, circunstâncias que, segundo os advogados, evidencia condições pessoais favoráveis e afastam risco à instrução criminal. Em sua decisão, a juíza Lisabete Maria Marchetti, da 2ª Vara Criminal de Teresina, destacou que Victor foi preso em flagrante por força de mandado de busca e apreensão em sua residência e que no local a polícia apreendeu um revólver e dois celulares, sendo que um era roubado.
No entanto, a magistrada ressaltou também que como o réu apresenta condições favoráveis como residência fixa e ocupação lícita, além de ser pai de uma criança de sete anos, a prisão preventiva se mostrou desnecessária, o que justifica sua substituição por medidas cautelares alternativas. A justiça concedeu liberdade provisória a Victor Rangel e determinou que ele compareça quinzenalmente para informar suas atividades, não saia de Teresina e use tornozeleira eletrônica por 180 dias.
O alvará de soltura foi expedido e encaminhado à Cadeia Pública de Altos, onde ele estava detido desde maio, no começo da semana.
LEIA TAMBÉM
Audiência de julgamento da blogueira foi marcada
A justiça marcou para o próximo dia 23 de julho a audiência de instrução e julgamento da blogueira Ana Azevedo e de seu namorado, Victor Rangel da Silva Lopes. A audiência acontecerá por videoconferência e será presidida pela juíza Lisabete Maria Marchetti às 9h. O edital de convocação das partes já foi publicado e a justiça agora aguarda que defesa e promotoria arrolem a testemunhas que serão ouvidas.
Ana Azevedo e Victor Rangel são réus pelo crime previsto no artigo 180 do Código Penal, que trata do crime de receptação. E pelo crime previsto na Lei nº 10.826, que trata do porte ilegal de arma de fogo. A denúncia contra eles oferecida pelo Ministério Público foi recebida em sua integralidade pela juíza Lisabete Marchetti.
Ana e Victor foram presos quando da Operação Faixa Rosa, na qual a polícia cumpriu vários mandados judiciais contra influenciadores que estariam usando as redes sociais para, segundo a investigação, promover o crime.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.