A Prefeitura de Teresina publicou um decreto no qual oficializa o Museu da Arte e do Som “Torquato Neto” (MIS) à Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC). O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município na edição da última sexta-feira (4).
O local vinha sendo utilizado pela FMC, que ocupou o novo espaço recentemente para dar seguimento aos trabalhos culturais em Teresina. A medida visa integrar os trabalhos da pasta cultural de Teresina ao MIS, fortalecendo a gestão da cultura e fomentando a preservação da memória das artes plásticas, cênicas, audiovisual e a produção artística local.
LEIA TAMBÉM
- Conheça a história do Museu Dom Avelar Vilela, em Teresina
- Após veto a Firmino Filho, Prefeitura sanciona nome de Museu da Imagem “Torquato Neto”
- No Piauí, ministra Sônia Guajajara celebra Museu Indígena: "mantém viva a memória"
- Com peças históricas, Museu de Arqueologia da UFPI recebe cerca de 6 mil pessoas ao ano
Até então, o Museu da Arte e do Som era gerido pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), por meio da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Centro, antiga SAAD Centro, que passou por uma reformulação e agora se chama SDU Centro. Diante disso, o MIS agora passa a ser gerenciado pela FMC, responsável por administrar os trabalhos culturais da capital.
A expectativa é que com a nova decisão, o MIS possa seguir com os trabalhos de formação, aprendizado e preservação da cultura local, bem como servir como um dos principais palcos artísticos locais e do turismo no centro da cidade de Teresina.
Museu segue fechado para o público
Inaugurado em dezembro de 2024, após quase 10 anos em obras, o espaço está localizado no cruzamento entre as ruas Climatizada e Barroso. No entanto, o local ainda não está disponível para visitação e nem há previsão de abertura para o público.
A reportagem do PortalODia.com entrou em contato com a assessoria de comunicação da FMC para maiores informações sobre o assunto. Contudo, ainda não obtivemos retorno. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.