Condutores que sofreram algum tipo de penalidade ao trafegarem pela Rua Acre, no bairro Ilhotas, região Centro-Sul de Teresina, poderão ter as multas canceladas. A medida faz parte de um ofício encaminhado pelo vereador Petrus Evelyn (Progressistas) à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), que solicita a anulação das autuações registradas no trecho.
A rua ganhou repercussão nas redes sociais após motoristas relatarem terem sido multados ao trafegarem na contramão para acessar a Ponte Juscelino Kubitschek. As infrações passaram a ser registradas por uma câmera de monitoramento instalada em um poste de iluminação pública.
LEIA TAMBÉM
- Postos de combustíveis em Teresina poderão pagar multa de até R$ 8 mil por calibradores desregulados
- Donos de caçambas sem sinalização poderão pagar multa de até R$ 5 mil no Piauí
- Motoristas habilitados poderão anular multas aplicadas por dirigir sem portar CNH
- Multas por uso indevido de faixas exclusivas de ônibus podem ser anuladas em Teresina
- Faixas exclusivas de ônibus poderão ser liberadas para profissionais da saúde em Teresina
Segundo o vereador, a fiscalização foi implantada sem a devida sinalização indicando o sentido da via, o que teria levado inúmeros condutores ao erro.
“A Strans é especialista em multar, mas ela tem um déficit muito grande em educação no trânsito. Aqui na rua Acre essa câmera está causando muitas multas. Ao invés de educar a população, deles deveriam colocar segundo a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) avisando que existe vídeo monitoramento”, criticou.
O documento apresentado pelo parlamentar prevê que a anistia seja aplicada às multas emitidas até o dia 15 de setembro. Além da anulação das penalidades, o requerimento solicita a revisão e regularização da sinalização do local, em conformidade com o que determina o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Após a polêmica, a câmera de monitoramento chegou a ser danificada. Em vídeo publicado nas redes sociais, Petrus Evelyn reforçou que a medida não é contra a fiscalização, mas contra a falta de clareza para os condutores.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.