Portal O Dia

Minha Casa, Minha Vida: moradores de residenciais terão acesso a cursos gratuitos de qualificação; saiba como

Moradores de conjuntos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, em Teresina, vão poder se qualificar gratuitamente em diversas áreas profissionais. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada nesta quarta-feira (3), no Palácio da Cidade, entre a Prefeitura de Teresina, a Fundação Wall Ferraz (FWF), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Caixa Econômica Federal.

Assis Fernandes / O DIA
Minha Casa, Minha Vida: moradores de residenciais terão acesso a cursos gratuitos de qualificação; saiba como

O convênio prevê a oferta de cursos em nove residenciais da capital, sendo sete na zona Sul, um na zona Norte e um na zona Leste. As aulas serão realizadas nos próprios conjuntos habitacionais, facilitando o acesso da comunidade à capacitação profissional.

O presidente da Fundação Wall Ferraz, Kleber Montezuma, ressaltou a importância da iniciativa:

“Nós estamos aqui construindo parcerias importantes com a Caixa Econômica Federal, com o Serviço Nacional da Indústria, e para a gente colocar cursos de qualificação profissional, e desta feita nós vamos atender de imediato sete conjuntos habitacionais na Zona Sul, um na Zona Norte e um na Zona Leste. Que a gente espere que essas pessoas, depois de qualificadas, possam trabalhar, possam abrir os seus negócios, aqueles que puderem abrir, têm financiamento para isso e possam ter sua renda e prosperar”, destacou.

Segundo Montezuma, já foram realizadas reuniões nos residenciais contemplados e a lista de cursos está disponível no site da FWF. As oportunidades abrangem áreas como construção civil, alimentação, cuidados pessoais e tecnologia, entre outras.

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, também enfatizou o impacto social da medida.

“A importância é abrir a oportunidade de trabalho e renda para a família de Teresina, tanto na zona rural como na zona urbana. É preciso que a gente se preocupe, porque o poder público, seja o governo do Estado, o município, o governo federal, não tem capacidade de proporcionar renda para todas as pessoas. E o caminho melhor é usar parte do dinheiro público para qualificar as pessoas, para garantir o acompanhamento da montagem do próprio negócio, ou de abrir renda para a família. Isso é o que interessa, a família está querendo ganhar melhor para viver melhor”, afirmou.

Como se inscrever

Os interessados devem acessar o site da Prefeitura de Teresina, clicar na aba “Fundação Wall Ferraz” e verificar os cursos disponíveis especificamente para os moradores dos conjuntos habitacionais contemplados.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.