O metrô de Teresina passará por uma nova ampliação para atender às demais zonas da capital além da Sudeste. O novo trajeto vai contemplar a região da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o bairro Mocambinho e a região do Centro Administrativo, na Avenida Maranhão. A tarifa permanecerá sendo gratuita. A informação foi confirmada nesta manhã (11) pelo presidente da Companhia Ferroviária e Logística do Piauí (CFLP), Wilson Martins.
Segundo ele, a ampliação está em fase de planejamento já aprovado. O projeto detalhado por ele compreende os seguintes trechos:
- Expansão de 2,5 Km a partir da Estação do Colorado
- Expansão de 1 Km em direção ao bairro Todos os Santos, contemplando a região de Teresina na saída para Altos
- Expansão para a zona Sul nas proximidades do Terminal Rodoviário Governador Lucídio Portella, passando pelas proximidades do prédio da Fiepi e do HUT
- Expansão de 8,5 Km para a zona Sul, passando pelo Centro Administrativo, na Avenida Maranhão e pegando a Avenida Industrial Gil Martins
- Expansão para a zona Norte indo até o Mocambinho, saindo da Rua Rui Barbosa, da Estação da Matinha
- Expansão para a zona Sudeste nas proximidades da Ponte Wall Ferraz
- Expansão para a zona Leste pegando a Avenida Raul Lopes em direção à UFPI
Wilson Martins explica que a execução do projeto foi demandada pelo Governo do Estado para melhorar a mobilidade urbana na capital e dar vazão ao sistema de transporte de ônibus, que já integra com o metrô em algumas estações. Na próxima segunda (14), será entregue a Estação Itararé, que é a primeira etapa, segundo a Companhia Metropolitana, de duas grandes modernizações da linha férrea da capital.
“Vamos duplicar toda a via, trocar todos os dormentes de madeira. Já compramos três novos VLTs e o primeiro deve chegar em maio do ano que vem. Todas as estações estão sendo reformadas, ampliadas e estão sendo construídas três novas estações com acessibilidade e integração com os ônibus de Teresina. Na segunda-feira, vamos entregar os primeiros 1 mil metros reformados com trilhos mais robustos”, explicou Wilson Martins.
A mudança dos trilhos do metrô, ele acrescenta, vão dar mais estabilidade, segurança e qualidade ao serviço prestado aos usuários do transporte na capital. Quanto ao projeto de expansão da linha férrea para as demais zonas, o presidente da CFLP ainda não deu prazos, mas ressaltou que o projeto já foi aprovado e está em fase de planejamento de execução.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.