A Vila Parque Wall Ferraz, na zona Sul de Teresina, vive hoje um momento de luto e comoção, mas também de revolta. É que está acontecendo nesta manhã o velório do pequeno Arthur Luís Alves do Nascimento, dois anos, que morreu eletrocutado na noite de ontem (26). Arthur brincava com outras crianças na calçada perto de sua casa quando teria tocado na placa luminosa de uma revendedora de gás. O choque foi tão forte que o menino morreu na hora.
A informação foi confirmada pelo 22º BPM, que atendeu à ocorrência. Conforme o relatório produzido pela guarnição, Arthur estava na casa da avó quando saiu para brincar com uns coleguinhas na porta. Enquanto caminhava pela calçada, na Rua Pindaré, ele teria encostado na placa energizada.
Diante dos gritos, os vizinhos correram para ajudar e ainda chegaram a levar Arthur Luís para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Promorar, mas o menino não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo após dar entrada.
LEIA TAMBÉM
- Homem morre eletrocutado ao tentar roubar fiação elétrica na Avenida Maranhão
- Homem morre eletrocutado enquanto fazia serviço dentro do IML de Teresina
- Adolescente morre eletrocutado ao usar celular conectado à tomada no Piauí
- Tragédia em Timon: Mãe e filho morrem eletrocutados em casa após descarga elétrica
Ainda segundo a polícia, a família foi orientada a registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia da região para apurar responsabilidades. Arthur Luís morava em Demerval Lobão com um irmão e os pais e estava em Teresina na casa da avó. O velório da criança acontece hoje (27) na Vila Parque Wall Ferraz e o sepultamento está previsto para acontecer às 17h.
Como evitar que crianças pequenas sofram choque elétrico
Ter crianças em casa demanda bastante atenção por parte dos pais ou responsáveis, principalmente para os riscos de acidentes domésticos que podem se tornar graves caso não haja um cuidado. Para evitar, por exemplo, que crianças sofram choque elétrico é essencial garantir a segurança no ambiente doméstico.
Confira algumas dicas de como evitar que crianças pequenas sofram choque elétrico:
- Proteção de tomadas: Use tampas de segurança (protetores de tomadas) que dificultem o acesso das crianças aos buracos das tomadas. Isso impede que elas insiram objetos, como palitos ou chaves, nas tomadas.
- Tomadas com interruptor: Algumas tomadas possuem um interruptor para desligar a energia, proporcionando mais segurança.
- Fios visíveis e soltos: Evite deixar fios elétricos ao alcance das crianças. Enrole-os ou use canaletas para escondê-los nas paredes.
- Fios quebrados ou expostos: Nunca deixe fios danificados ou expostos. Sempre substitua ou repare qualquer fio elétrico danificado.
- Evite usar extensões de forma inadequada. As crianças podem puxá-las ou mexer nelas, o que aumenta o risco de um choque elétrico.
- Disjuntores com proteção: Instale disjuntores com proteção contra sobrecarga e curto-circuito, que desligam automaticamente a energia em caso de falhas.
- Aparelhos com Certificação de Segurança: Escolha aparelhos elétricos com certificação de segurança (como o selo "Inmetro" no Brasil), que atendem a padrões de qualidade e segurança.
- Evitar objetos com risco elétrico: Aparelhos como secadores de cabelo, ferros de passar roupa e outros equipamentos que ficam muito próximos da criança devem ser mantidos fora do alcance.
- Desligue os aparelhos: Sempre desligue os aparelhos quando não estiverem em uso, principalmente se estiverem perto de onde a criança possa acessar.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.