Portal O Dia

Mais de mil pessoas foram presas em flagrante em Teresina só no primeiro semestre de 2025

De janeiro a junho de 2025, mais de mil pessoas foram presas em Teresina cometendo algum tipo de crime ou logo após ter cometido. São as prisões em flagrantes, aquelas efetuadas quando o suspeito é pego no exato momento em que está praticando ato ilícito. O número foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-PI) e é referente aos autos de prisão em flagrantes lavrados junto à Central de Flagrantes de Teresina.

Divulgação
Mais de mil pessoas foram presas em flagrante em Teresina só no primeiro semestre de 2025

De 01 de janeiro a 30 de junho, foram lavrados 1.362 autos de prisão em flagrante pelos policiais da Central. No mesmo período, a delegacia registrou 3.198 boletins de ocorrência e 150 boletins de ocorrência circunstanciados, ou seja, um registro policial simplificado utilizado para infrações e crimes de menor potencial ofensivo (Termo Circunstanciado de Ocorrência).

Além das prisões, a Central de Flagrantes também lavra autos de apreensão, quando o ato infracional é cometido por um adolescente, por exemplo. Nesta categoria de infrações cometidas por menores, foram lavrados 92 autos de apreensão em flagrante de ato infracional. E somando-se todas as ocorrências, 474 foram convertidas em pedidos de prisão preventiva e 36 em pedidos de medidas protetivas de urgência.

Divulgação/Polícia Civil
Mais de mil pessoas foram presas em flagrante em Teresina só no primeiro semestre de 2025

É que após a prisão em flagrante, o suspeito deve ser levado imediatamente para a Central, onde a Polícia Civil lavra o auto de prisão. A justiça deve ser comunicada em até 24 horas e decidir se homologa a prisão e a converte em preventiva, se concede liberdade com ou sem fiança ao preso ou se relaxa a prisão, caso se comprove que houve alguma ilegalidade.

Coordenadora da Central de Flagrantes de Teresina, a delegada Roberta Leitão lembra que a delegacia é a ponta de entrada do sistema penal do Estado. “É através dos trabalhos feitos aqui que os procedimentos legais da justiça criminal e da segurança pública são garantidos”, finaliza.

A Central de Flagrantes de Teresina fica localizada na Rua Coelho de Resende, Centro-Sul. No local funciona também a Central de Flagrantes de Gênero, que atende casos de violência doméstica, sexual e outras violências em razão de gênero.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.