Portal O Dia

Mais de 40 mil famílias em Teresina poderão ter gratuidade nas contas de luz; entenda

Mais de 40 mil famílias em Teresina podem passar a receber o bônus do programa Luz do Povo. O programa é uma iniciativa do Ministério de Minas e Energia que será lançada no Piauí na próxima sexta-feira (31). O anúncio foi feito nesta manhã pelo secretário da Assistência Social, Trabalho e Cidadania do Piauí, João de Deus. Ele explicou que o objetivo é identificar e incluir famílias que têm direito ao benefício, mas ainda não acessam.

ODIA
Mais de 40 mil famílias em Teresina poderão ter gratuidade nas contas de luz; entenda

Segundo o secretário, o Luz do Povo faz parte de um conjunto de programas federais de transferência de renda e subsídio energético voltados para famílias de baixa renda, as mesmas que já são beneficiárias do Bolsa Família e estão inscritas no CadÚnico. O programa prevê até 80 kWh/mês de gratuidade na conta de luz para quem tem direito à Tarifa Social de Emergia Elétrica.

Caso consuma mais que isso, ele irá pagar somente o que passar dos 80kWh. Em todo o Brasil, 21 milhões de famílias e cerca de 55 milhões de pessoas podem ser beneficiadas com uma redução de cerca de 11,8% nas contas de energia.

“Aqui em Teresina, temos mais de 40 mil famílias que têm direito a esse bônus e não têm acesso por alguma razão. Estamos articulando com a Câmara Municipal, vereadores e prefeitos para identificar essas famílias e incluí-las no programa. Isso representa mais qualidade para as pessoas que mais precisam”, diz João de Deus.

Assis Fernandes / O DIA
João de Deus, secretário de Assistência Social, Trabalho e Cidadania do Piauí

Além do Luz do Povo, será lançado também no Piauí o programa Gás do Povo, que substitui o Auxílio Gás dos Brasileiros. O programa vai oferecer gratuidade na recarga do botijão de gás de cozinha de 13kg em revendas credenciadas a mais de 15 milhões de famílias brasileiras, beneficiando cerca de 50 milhões de pessoas.

O secretário da SASC pontua que o Gás do Povo poderá garantir até seis botijões por ano para cada família cadastrada. A iniciativa ainda aguarda os ajustes finais do Ministério de Minas e Energia, especialmente na definição dos fornecedores locais em cada município. A expectativa é que o benefício comece a ser liberado logo após a conclusão desse processo.

Assis Fernandes/O DIA
Será lançado também no Piauí o programa Gás do Povo, que substitui o Auxílio Gás dos Brasileiros

“O Ministério está fazendo o cadastro dos fornecedores em todo o país. A ideia é que o beneficiário vá direto ao ponto de venda, passe o cartão do Bolsa Família ou um voucher específico e o governo repasse o valor diretamente ao fornecedor”, explicou o secretário.

A SASC informou ainda que o acesso aos programas será articulado por meio dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que já operam com o cadastro e acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade. O evento de lançamento do Luz do Povo e do Gás do Povo acontecerá na próxima sexta (31) no Centro de Convenções de Teresina.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.