Portal O Dia

Locadoras e revendedoras de carro em Teresina são investigadas por lavarem dinheiro para o Bonde dos 40

A Polícia Civil amanheceu esta quinta-feira (31) cumprindo 76 ordens judiciais contra locadoras e revendedoras de veículos em Teresina suspeitas de lavarem dinheiro para o tráfico de drogas, especificamente para a facção Bonde dos 40. A ação foi batizada de Capital Oculto e mira nos proprietários destes estabelecimentos. Pelo menos cinco pessoas já foram presas, sendo uma delas um empresário acusado de feminicídio. Ele foi identificado como sendo Eliésio Marinho da Silva.

De acordo com o delegado Edvan Botelho, do Denarc (Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico), os estabelecimentos foram todos identificados pelo Laboratório de Lavagem de Dinheiro como sendo associados ao tráfico de entorpecentes na capital. Um dos mandados foi cumprido na Avenida Barão de Gurgueia, local onde Eliésio Marinho foi localizado.

O Dia
Locadoras e revendedoras de carro em Teresina são investigadas por lavarem dinheiro para o Bonde dos 40

“Lá nós apreendemos vários documentos, uma quantia em dinheiro e mais de 50 veículos. Tem também contra ele um caso de feminicídio. Segundo a investigação, ele executou a esposa com um tiro no ouvido direito e três dias depois se apresentou na delegacia, afirmando que ela teria cometido suicídio. Ele planejou a execução como se fosse um suicídio, alegou que ela tinha tirado a própria vida, mas as investigações não apontaram nenhuma evidência disso”, explicou o delegado Edvan Botelho.

O caso a que ele se refere é a jovem Kamila Carvalho do Nascimento, 22 anos, que foi assassinada em Teresina em julho de 2023. Eliésio, então companheiro dela, foi apontado como sendo o principal suspeito e, segundo o delegado Edvan, ele teria cometido o crime por ciúmes. No entanto, em depoimento, Eliésio afirmou que atirou em Camila porque ela teria tentado agredi-lo com uma faca durante uma discussão.

Reprodução/Polícia Civil
Locadoras e revendedoras de carro em Teresina são investigadas por lavarem dinheiro para o Bonde dos 40

Com relação aos presos na Operação Capital Oculto, deflagrada hoje, a polícia relatou que eles teriam relação direta com o Bonde dos 40, o mesmo grupo criminoso que, em Teresina, era comandado pelo namorado da vereadora Tatiana Medeiros, Alandilson Alves Passos, que se encontra detido. No entanto, o delegado Edvan Botelho negou que Eliésio ou qualquer um dos presos tenha algum relacionamento direto com Alandilson ou a vereadora.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.