Portal O Dia

Licitação definitiva da limpeza pública deve ser feita só em fevereiro

A licitação definitiva do setor de limpeza pública de Teresina deve ser feita somente em fevereiro. O anúncio foi feito pelo presidente da Eturb, Vicente Moreira, nesta manhã (29). Inicialmente prevista para setembro, depois adiada para outubro e, agora, para o começo do ano, a licitação vai contratar em caráter permanente empresas que vão atuar na coleta e destinação do lixo da capital pelos próximos cinco anos.

O contrato previsto é de mais de R$ 1 bilhão, o que demanda cautela por parte do poder público. Conforme explicou Vicente Moreira, no momento a Prefeitura está discutindo a ampliação das restrições do edital para as empresas concorrentes. “Queremos evitar que empresas que não tenham porte para assumir uma cidade como Teresina não como façam como a gente viu recentemente”, diz ele.

Assis Fernandes/O DIA
Licitação definitiva da limpeza pública deve ser feita só em fevereiro

Vicente se refere à rescisão do contrato com a empresa Ibero-Lusitana, que foi substituída no final de semana passado por uma nova empresa para atuar nas zonas Sul e Sudeste. De acordo com a Eturb, a Ibero-Lusitana estava com pagamentos de salários e tíquetes atrasados e vinha retirando caminhões de circulação, o que ocasionou descumprimento do contrato firmado com a Prefeitura.

“Tinha 14 carros funcionando. De repente, só tinha nove, depois sete. Então resolvi intervir e colocar os carros da Via Ambiental, que fazem coleta nas zonas Centro-Norte e Leste”, disse Vicente Moreira. Ele lembra que os atrasos de salário já levaram a três paralisações dos trabalhadores e disparou que a prefeitura “não deve nada a nenhuma das empresas”.

MPT Piauí
Vicente Moreira, diretor-presidente da Eturb

Disse o presidente da Eturb: “Pagamos cerca de R$ 20 milhões de débitos da administração passada. Não há porque ter esse problema de falta de pagamento ou de atraso ou de quebra de carro sem mandar consertar. Agora a gente espera que não tenhamos o mesmo sufoco que tivemos no Natal”, conclui.

Sobre a licitação definitiva do setor, na semana passada, Vicente Moreira se reuniu com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), conselheiro Kenedy Barros, e com técnicos da Corte para discutir alguns pontos do edital e evitar eventuais questionamentos posteriores ao lançamento.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.