Encerra nesta quinta-feira (6) o prazo para as inscrições nos cursos gratuitos de qualificação profissional ofertados pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) nas áreas de energia solar fotovoltaica e mecânica de motocicletas. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 500 vagas presenciais, em iniciativa realizada com apoio da Câmara de Vereadores de Teresina e da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX).
As oportunidades estão distribuídas entre 200 vagas para o curso de energia solar fotovoltaica e 300 vagas para mecânica de motocicletas. As formações são voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com idade entre 16 e 65 anos, residentes em Teresina e municípios vizinhos.
De acordo com os critérios do edital, terão prioridade mulheres chefes de família, jovens em situação de vulnerabilidade social, pessoas com deficiência e moradores da zona rural ou de áreas periféricas urbanas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico, até o fim do dia desta sexta-feira (6). Para efetivar a candidatura, é necessário anexar documentos como CPF, RG, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e o Número de Identificação Social (NIS).
O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 19 de fevereiro de 2026, nos canais oficiais da FADEX. Os candidatos poderão apresentar recursos no dia 20 de fevereiro, por meio do e-mail energiasolar@ufpi.edu.br. Já o resultado final está previsto para 24 de fevereiro, com início das aulas a partir de 2 de março de 2026.
As aulas serão realizadas de forma presencial, com atividades teóricas no período noturno, das 18h às 22h, no Centro de Tecnologia da UFPI e na Escola da Câmara Municipal de Teresina. As aulas práticas ocorrerão aos sábados, nos turnos da manhã e da tarde, também no Centro de Tecnologia da UFPI.
O curso de energia solar fotovoltaica terá 320 horas de carga horária e abordará conteúdos como noções básicas de eletricidade, funcionamento de sistemas solares, componentes, práticas elétricas e segurança do trabalho. Já o curso de mecânica de motocicletas contará com 200 horas, com foco em manutenção básica, instrumentos de medição, regulagens, troca de óleo, uso de ferramentas e diagnóstico eletrônico.
Clique aqui e confira o formulário eletrônico.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.