Portal O Dia

Homem tenta se passar por primo e acaba preso em Teresina

Um homem investigado pelos crimes de estelionato e uso de documento falso foi preso na última segunda-feira (10), na zona Sul de Teresina, durante o cumprimento de um mandado de prisão judicial. A ação ocorreu no bairro Morada Nova e foi realizada por equipes do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil do Piauí.

O mandado foi expedido após avanço de investigações conduzidas pela Polícia Federal, que apura a participação do suspeito em fraudes. Segundo informações da Polícia Civil, o homem é investigado por estelionato, crime previsto no artigo 171 do Código Penal, e pelo uso de documento falso, tipificado no artigo 304 do mesmo código.

Reprodução/Polícia Civil
Homem tenta se passar por primo e acaba preso em Teresina

Durante a abordagem, o suspeito tentou dificultar a ação policial, fornecendo informações falsas sobre sua identidade. De acordo com o delegado Samuel Silveira, o homem se apresentou com o nome de um primo.

“Diante da inconsistência das informações, os agentes do DENARC realizaram uma verificação detalhada, conseguindo confirmar a verdadeira identidade do indivíduo e efetuar o cumprimento do mandado de prisão”, afirmou o delegado.

A Polícia Civil informou, ainda, que as investigações apontam que o detido mantém vínculo de amizade com outro indivíduo que responde por diversos crimes, já foi alvo de operação policial e, atualmente, está foragido da polícia. Essa relação é analisada pelos investigadores para verificar possível participação em outras práticas criminosas e conexões com esquemas de fraude.

O estelionato é caracterizado pela obtenção de vantagem ilícita mediante fraude, enquanto o uso de documento falso envolve a apresentação de documentos adulterados ou ideologicamente falsos com a finalidade de enganar autoridades ou terceiros. Ambos os crimes têm penas previstas em lei e podem resultar em reclusão, além de outras sanções judiciais.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.