Portal O Dia

Greve da limpeza pública de Teresina é encerrada após empresa quitar pendências com trabalhadores

Os trabalhadores da limpeza pública de Teresina encerraram, no fim da tarde desta quarta-feira (17), a greve iniciada no início da semana, após a empresa Ibero-Lusitana regularizar os pagamentos atrasados da categoria. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Empregadores das Empresas de Asseio e Conservação do Piauí (Seeacep), Jônatas Miranda, que afirmou que todas as pendências foram quitadas.

Assis Fernandes/O Dia
Trabalhadores encerraram a greve nesta quarta-feira (17) após empresa quitar pendências.

Cerca de 250 profissionais haviam paralisado as atividades por causa do atraso no vale-alimentação, não pagamento de horas extras e problemas no plano de saúde. Segundo o sindicato, todos os valores foram pagos e o serviço de limpeza pública nas zonas Sul e Sudeste de Teresina será retomado normalmente.

“A feliz notícia é que a empresa Ibero-Lusitana acabou nesse exato momento de efetuar os pagamentos tanto do vale-alimentação como das horas extras e também a regularização do plano de saúde da categoria. Sendo assim, acaba a greve e, a partir de agora, as atividades de limpeza pública da Zona Sul e Sudeste voltam a operar normalmente”, disse o presidente.

A Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) informou que todos os repasses da Prefeitura de Teresina à empresa estavam em dia, sendo a responsabilidade pelo atraso exclusiva da Ibero-Lusitana.

Na segunda-feira (15), os trabalhadores haviam realizado uma paralisação de advertência, dando 48 horas para que a empresa quitasse os valores. O pagamento só foi efetuado na tarde desta quarta-feira (17), o que pôs fim à greve.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.