A primeira etapa do programa Gás do Povo teve início nesta segunda-feira (24). Nesta fase, cerca de 1 milhão de famílias em situação de vulnerabilidade social serão beneficiadas com a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha em Teresina e outras nove capitais brasileiras. Com isso, foram divulgadas as primeiras empresas habilitadas a realizar entregas no município.
Até o momento, estão cadastradas cerca de 43 revendedoras em todas as zonas da capital, inclusive na zona rural. A lista não é definitiva e novas revendas podem ser incluídas, isso porque a participação das empresas é voluntária. Confira a lista aqui.
Em todo o Piauí, mais de 450 mil famílias têm direito ao benefício, segundo a Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc). Do total, 208 mil recebiam o antigo “Auxílio Gás”, e outras mais de 200 mil foram identificadas a partir de uma busca ativa realizada pelos municípios.
Além de Teresina, as seguintes capitais também vão receber a recarga do gás de cozinha gratuitamente: Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Belém, Recife, Natal, Porto Alegre e São Paulo
Quem tem direito ao benefício?
Podem participar as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com registro atualizado há pelo menos 24 meses, e que tenham renda per capita de até meio salário mínimo, com prioridade para beneficiários do Bolsa Família. No Piauí, cerca de 900 mil famílias estão cadastradas no CadÚnico e poderão acessar o programa caso atendam aos critérios.
Como fazer a troca?
O programa garante a gratuidade da recarga do botijão de 13 kg nas revendedoras credenciadas pela Caixa Econômica Federal. Famílias com até quatro pessoas terão direito a quatro recargas por ano, e aquelas com cinco ou mais integrantes poderão realizar seis recargas anuais.
Para comprovar o direito, o beneficiário pode apresentar o cartão do Bolsa Família, cartão de débito da Caixa ou CPF com o código de validação enviado por mensagem de celular. As revendas estão sendo cadastradas pela Caixa, e somente os estabelecimentos habilitados poderão receber o pagamento do benefício.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.