A recém-autorizada federação entre o Partido Renovação Democrática (PRD) e o Solidariedade deve ampliar o peso político do grupo na Câmara Municipal de Teresina. Com a união das legendas, a bancada passa de quatro para cinco vereadores, consolidando-se como a segunda maior da Casa Legislativa, atrás apenas do Partido dos Trabalhadores (PT), que possui sete vereadores.
O presidente regional do PRD no Piauí e vereador de Teresina, Bruno Vilarinho, avaliou de forma positiva a formação da federação e destacou o fortalecimento do bloco no parlamento municipal. Segundo ele, a incorporação da vereadora Fernanda Gomes, do Solidariedade, amplia a representatividade e a capacidade de articulação do grupo.
LEIA TAMBÉM
- Bruno Vilarinho defende consenso e descarta disputa antecipada pela presidência da Câmara de Teresina
- Após críticas de Petrus, Bruno Vilarinho reafirma confiança em Jeová Alencar
- Evaldo Gomes indicará Sérgio Bandeira para comandar Federação Solidariedade/PRD no Piauí
- Bancada do PRD em Teresina pode migrar para o União Brasil e reforçar base de Silvio Mendes
“O que me traz mais felicidade é que hoje nós temos uma federação e lá na Câmara a gente passa de 4 para 5 vereadores com a união do Solidariedade com o PRD. A grande vereadora Fernanda Gomes faz parte dessa federação e o nosso time aumenta mais ainda, a gente tem uma bancada de cinco lá na Câmara de Vereadores de Teresina, afirmou.
O vereador Roncallin, também filiado ao PRD, ressaltou a afinidade política entre as duas siglas e destacou o histórico de atuação conjunta com o Solidariedade. Para ele, a ampliação da bancada fortalece a atuação legislativa e abre espaço para a construção de novos projetos para a capital.
“A gente já tem uma relação muito boa com o Solidariedade, com a Fernanda Gomes, com o Evaldo Gomes, que faz um trabalho belíssimo em Teresina e no Piauí. E agora passando de quatro vereadores para cinco. Com certeza a gente ganha força, se torna a segunda maior bancada Câmara Municipal, perdendo só para o PT e que a gente possa trabalhar unido em novos projetos para Teresina”, destacou.
Estratégia para as eleições de 2026
Durante a conversa, Bruno Vilarinho também comentou sobre a organização interna da federação visando as eleições de 2026. De acordo com o dirigente, a articulação política do bloco ficará sob responsabilidade do presidente regional do Solidariedade no Piauí, deputado estadual Evaldo Gomes.
Vilarinho destacou o respeito e a confiança no trabalho do parlamentar, especialmente pela experiência na formação de chapas competitivas.
“Tive uma conversa muito franca com o deputado Evaldo Gomes, por quem tenho grande respeito e admiração. Ele sempre foi um batalhador na construção de chapas partidárias, tanto para deputado estadual quanto para vereador, sempre com êxito”, afirmou.
Segundo o vereador, como não disputará o pleito estadual em 2026, Evaldo Gomes terá autonomia para conduzir a federação no processo eleitoral.
“Ele vai cuidar da federação Solidariedade/PRD, escolher os melhores nomes e construir as chapas para a eleição de 2026. Tivemos uma conversa muito harmônica e ele tem total autonomia da minha parte como presidente estadual do PRD”, concluiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.