Portal O Dia

Escolas em Teresina terão de substituir campainhas por sinais musicais para alunos com TEA; entenda

A partir do dia 1º de janeiro, todas as escolas públicas municipais de Teresina deverão substituir as tradicionais campainhas e sirenes por sinais musicais. A medida busca evitar crises de pânico e incômodos sensoriais em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que podem ser afetados por sons altos e repetitivos.

depositphotos.com / francescosgura
Escolas em Teresina terão de substituir os atuais sinais sonoros.

O projeto, de autoria do vereador João Pereira (PT), foi sancionado nesta terça-feira (23) pelo prefeito Silvio Mendes (UB) e já havia sido aprovado pela Câmara Municipal de Teresina (CMT) em setembro. De acordo com o texto, o objetivo é garantir um ambiente mais inclusivo e acessível para alunos com hipersensibilidade auditiva, comum entre pessoas com TEA.

Segundo o autor da lei, o som das sirenes pode causar desconfortos e até crises em crianças autistas. A proposta garante um ambiente escolar mais acolhedor, respeitando as diferenças sensoriais e emocionais de cada aluno.

A nova lei determina que a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), adote todas as providências para a implementação dos sinais musicais nas escolas da rede pública. A medida faz parte de uma política estadual de inclusão da pessoa com TEA.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.