O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel (PDT), afirmou que poderá adotar medidas mais rígidas, como o desconto salarial, contra parlamentares que protagonizarem novos embates em plenário. A declaração foi dada ao O Dia nesta quinta-feira (31), às vésperas do fim do recesso legislativo, que se encerra na próxima terça-feira (5).
O primeiro semestre foi marcado por acalorados embates entre vereadores, o que gerou preocupação na Mesa Diretora. Enzo revelou que, durante o recesso, a direção da Casa dialogou com os parlamentares mais exaltados para evitar que os episódios voltem a se repetir no segundo semestre.
LEIA TAMBÉM
- Presidente da Câmara de Teresina admite adotar medidas mais rígidas contra faltas de vereadores
- Bate-boca entre vereadores interrompe sessão na Câmara de Teresina; veja vídeo
- Secretários de Teresina retornam à Câmara para garantir destinação de emendas ao Orçamento de 2026
- Enzo Samuel espera que segundo semestre na Câmara seja mais equilibrado e com foco no orçamento
“Da minha parte eu trabalho sempre nesse sentido [de acalmar os ânimos]. Eu falo que o capitão de um navio tem que sempre buscar o equilíbrio. É o que eu venho buscando, principalmente nesse diálogo entre Executivo e Câmara Municipal, nos debates que aconteceram de forma mais acalorada aqui na Câmara”, afirmou o presidente.
Segundo Enzo Samuel, o debate é parte fundamental do parlamento, mas deve acontecer dentro dos limites do respeito institucional e ao público que acompanha os trabalhos da Casa.
“Eu sempre lembro que o debate deve acontecer, porque aqui é um parlamento, cada um tem suas posições individuais ou ideológicas, mas sempre respeitando quem está acompanhando o trabalho aqui, que é a população que colocou cada vereador. E por isso que eu adotei algumas medidas mais severas, como no caso de suspensão, com desconto no pagamento de vereadores, para que possa se haver um maior respeito ao povo de Teresina”, concluiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.