Portal O Dia

Em sete meses, acidentes com choques elétricos aumentaram 116% em Teresina

Uma lesão por eletricidade pode causar uma grave queimadura na pele, capaz, inclusive, de levar a amputação de um membro. De janeiro a julho deste ano, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) registrou 13 atendimentos de vítimas com queimaduras ocasionadas por choque elétrico. O número representa um aumento de 116% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados seis atendimentos desta natureza.

Em 2025, os meses de abril (04) e julho (03) foram os que mais tiveram ocorrências. Já em 2024, abril (03) foi o que mais teve casos de queimaduras por choque elétrico. Ao todo, o ano passado encerrou com sete casos dessa natureza, um pouco abaixo do que foi registrado em 2023, que finalizou com nove ocorrências de queimaduras por choque elétrico.

Reprodução/Freepik
Em sete meses, acidentes com choques elétricos aumentaram 116% em Teresina

Nos últimos cinco anos, 2025 foi o que mais registrou atendimentos de queimaduras por choque elétrico. Antes disso, a maior quantidade de ocorrências dessa natureza tinha sido registrada em 2017, com 38 casos, e 2016, com 93 casos.

Diante do aumento de casos, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), chama atenção para o Agosto Vermelho, mês de alusão e prevenção de acidentes com a rede elétrica. Segundo a associação, o Brasil registrou um aumento no número de casos em 2024, principalmente relacionados à construção ou manutenção predial.

Entre os riscos mais comuns estão intervenções improvisadas, contato acidental com fios energizados e aproximação indevida de equipamentos da rede. Qualquer serviço próximo a fiações ou postes deve ser realizado por profissionais capacitados, com equipamentos adequados e respeitando as distâncias de segurança.

Dicas contra acidentes envolvendo a rede elétrica


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.