Uma lesão por eletricidade pode causar uma grave queimadura na pele, capaz, inclusive, de levar a amputação de um membro. De janeiro a julho deste ano, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) registrou 13 atendimentos de vítimas com queimaduras ocasionadas por choque elétrico. O número representa um aumento de 116% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados seis atendimentos desta natureza.
Em 2025, os meses de abril (04) e julho (03) foram os que mais tiveram ocorrências. Já em 2024, abril (03) foi o que mais teve casos de queimaduras por choque elétrico. Ao todo, o ano passado encerrou com sete casos dessa natureza, um pouco abaixo do que foi registrado em 2023, que finalizou com nove ocorrências de queimaduras por choque elétrico.
Nos últimos cinco anos, 2025 foi o que mais registrou atendimentos de queimaduras por choque elétrico. Antes disso, a maior quantidade de ocorrências dessa natureza tinha sido registrada em 2017, com 38 casos, e 2016, com 93 casos.
Diante do aumento de casos, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), chama atenção para o Agosto Vermelho, mês de alusão e prevenção de acidentes com a rede elétrica. Segundo a associação, o Brasil registrou um aumento no número de casos em 2024, principalmente relacionados à construção ou manutenção predial.
Entre os riscos mais comuns estão intervenções improvisadas, contato acidental com fios energizados e aproximação indevida de equipamentos da rede. Qualquer serviço próximo a fiações ou postes deve ser realizado por profissionais capacitados, com equipamentos adequados e respeitando as distâncias de segurança.
Dicas contra acidentes envolvendo a rede elétrica
- Para os profissionais da construção civil é importante manter a distância mínima de três metros da rede elétrica ao instalar painéis solares ou trabalhar em telhados;
- Em construções, posicione andaimes, escadas e ferramentas sempre longe dos cabos de energia;
- Jamais realize ligações clandestinas ou intervenções na rede por conta própria;
- Ao podar árvores, verifique se há cabos próximos. Se houver, solicite o apoio da distribuidora para evitar acidentes;
- Em caso de incêndios próximos à rede elétrica, não se aproxime do local, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros e também a distribuidora para tomar as medidas operacionais necessárias.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.