Portal O Dia

Em oito dias, Teresina registra 45% da média de chuvas de fevereiro; veja previsão para hoje (08)

As chuvas registradas na primeira semana de fevereiro têm chamado a atenção dos teresinenses, seja pela intensidade, seja por virem acompanhadas de ventos fortes. Segundo dados da meteorologia, nos primeiros oito dias do mês, Teresina já acumulou cerca de 45% do volume de chuvas esperado para fevereiro, o que indica a possibilidade de um mês bastante chuvoso.

Reprodução/Semarh
Em oito dias, Teresina registra 45% da média de chuvas de fevereiro

De acordo com Werton Costa, climatologista e diretor de prevenção e mitigação da Defesa Civil do Piauí, a média histórica de chuvas para fevereiro é de aproximadamente 200 milímetros. Até o momento, a capital já registrou pouco mais de 100 milímetros, atingindo cerca de 45% do volume previsto para todo o mês.

O grande problema é a distribuição dessas chuvas. Claro que ainda estamos no início do mês e ainda temos mais de 20 dias pela frente, o que indica grandes probabilidades de fevereiro fechar acima da média

Werton Costaclimatologista e diretor de prevenção e mitigação da Defesa Civil do Piauí

Em comparação com o mês anterior, Teresina encerrou janeiro com volume de chuvas bem abaixo do esperado, registrando cerca de 70% da média histórica.

Até a próxima quinta-feira (12), a previsão indica muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Teresina.

Próximas chuvas

As precipitações devem contribuir para a melhora da umidade relativa do ar e para a redução das altas temperaturas, que não devem ultrapassar os 30 °C.

Durante o dia, as chuvas podem vir acompanhadas de trovoadas. Já no período da noite, a tendência é de chuvas isoladas em algumas regiões da capital.

Para este domingo (08), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para Teresina, válido até as 23h59. O aviso prevê chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, além de ventos intensos, que podem variar entre 60 e 100 km/h.

Diante do cenário, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As orientações são:


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.