O Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, revelou na manhã desta quinta (04) que sua gestão terá um 2024 “firme” na capital. A afirmação é feita em meio a uma crise na Fundação Municipal de Saúde (FMS) e críticas de vereadores de Teresina.
Em resposta aos problemas enfrentados, o gestor confirmou a mudança no comando da FMS. O diretor do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Ítalo Costa, será o novo presidente da FMS.
Nos últimos dias de 2023 empresas chegaram a retirar equipamentos do HUT alegando falta de pagamentos por parte da FMS. A crise chegou até a Câmara Municipal de Teresina, que convocou uma sessão extraordinária para discutir o problema.
Durante a sessão realizada na última terça (02), os vereadores aprovaram um convite para que gestores municipais compareçam ao parlamento para prestar informações sobre a crise na Saúde.
Questionado sobre o que espera de 2024, o prefeito atacou duramente o que ele chamou de “armadilha montada pelos vereadores".
Sobre a Fundação Municipal de Saúde, o prefeito foi enfático na alteração.
“Está confirmado a mudança na FMS, o Dr. Ítalo sairá do Hospital de Urgência de Teresina e irá para a FMS”, disse.
A alteração também afetará a Gerência Financeira da Fundação, o prefeito nomeou Giliane Keline Melo Mariano para o cargo.
Gestão dos mercados
As afirmações de Dr. Pessoa foram feitas durante visita ao mercado da Vermelha, na zona sul de Teresina. No local, o Prefeito negou que aumentará as taxas dos permissionários dos mercados públicos em 2024.
“Aqui eu vinha tomar café, agora eu vim para tomar café e deixar o mesmo perfil que eles desejavam, limpo, aqui dentro, ao entorno, para que esses permissionários tenham mais oportunidade de ganhar algo para a sua sobrevivência, sem aumentar nenhum centavo para ninguém, taxa de nada. Vamos dar mais dignidade para o povo desse mercado trabalhar”, concluiu.