Portal O Dia

Dia Mundial da Fotografia: veja imagens marcantes de Teresina que contam a história através do olhar

Neste dia 19 de agosto se comemora do Dia Mundial da Fotografia. Fotos eternizam a história e contam, através das lentes dos repórteres fotográficos, o cotidiano das pessoas. Elas enquadram lembranças e documentam memórias. Há 73 anos, o Jornal O Dia relata o dia a dia do piauiense através de textos, mas também de imagens. 

Freepik
Neste dia 19 de agosto se comemora do Dia Mundial da Fotografia

Para celebrar aqueles os profissionais que capturam com beleza a essência dos fatos, o Portalodia.com preparou um álbum de fotos com as imagens escolhidas por seus profissionais e que, segundo eles, ilustram um pouco da nossa história. Confira abaixo o álbum de recordações do repórter fotográfico Assis Fernandes. Assis tem 30 anos de Sistema O Dia e “já viu de tudo um pouco”. Veja um recorte deste olhar.

Ouro em flor

Os ipês são o símbolo de Teresina. Este ficava no Centro, no terreno de uma residência, e chamava a atenção pela beleza e a cor. A imagem foi feita 9h da manhã do dia 06 de setembro de 2010. Hoje, a árvore não existe mais. Mas deixa na lembrança a nostalgia de tempos mais belos e coloridos.

Assis Fernandes/O Dia
Os ipês são o símbolo de Teresina

Brincadeira de rua

Era o ano 2000 quando, de dentro do carro de reportagem, a câmera de Assis Fernandes flagrou jovens jogando basquete no meio da rua no bairro Aeroporto. “Eu só vi uma trave no meio da via, quando peguei a câmera e fiz a foto. Foi inesperado, mas foi uma cena bonita de ver”, diz.

Assis Fernandes/O Dia
Jovens jogam basquete no meio da rua no bairro Aeroporto

Inusitado

Um cavalo puxando uma bicicleta. A imagem fala por si só. Ela foi feita há cerca de 20 anos, na saída da Ponte da Primavera, na zona Norte de Teresina. A cena também foi flagrada por Assis Fernandes quando passava no carro de reportagem do Jornal O Dia. 

Assis Fernandes/O Dia
Um cavalo puxando uma bicicleta na saída da Ponte da Primavera

Fumaça e cinzas

Em tempos de calor, é comum aumentar em Teresina o registro de queimadas. A imagem abaixo foi capturada pelas lentes do Jornal O Dia durante um incêndio próximo ao Distrito Industrial. O dia era 24 de novembro de 2005. A beleza de uma árvore reduzida a cinzas e a destruição em forma de fogo e fumaça.

Assis Fernandes/O Dia
Registro de queimada em Teresina

Superfície espelhada

Em tempos de chuva, Teresina sobre com os pontos de alagamento. O problema não é recente. Prova é a foto feita por Assis Fernandes ainda nos anos 2000 na zona Norte da capital. Na cena, casas tomadas pela água do Rio Poty próximo à Avenida Marechal Castelo Branco. A imagem foi feita no dia 30 de abril de 2009.

Assis Fernandes/O Dia
Ponto de alagamento na zona Norte de Teresina

Ligação urbana

Orelhões são símbolo de nostalgia. Lembram as horas que os teresinenses passavam em pé nas esquinas, conversando com familiares e conhecidos distantes. Hoje, são ausentes no cenário urbano, mas já foram palco de várias histórias contadas e vividas. A foto abaixo foi feita no dia 01 de outubro de 2019, no Campus Clóvis Moura, da UESPI, no Dirceu. Em primeiro plano, um gato: animal amplamente visto circulando pelos corredores de universidades em Teresina.

Assis Fernandes/O Dia
Orelhão e gato na Uespi, em Teresina

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.