A Defesa Civil de Teresina registrou em agosto, um crescimento expressivo nos casos de queimadas e incêndios. Foram contabilizadas 50 ocorrências no mês, sendo 8 relacionadas a queimadas, o dobro do registrado em julho, quando houve apenas 4 chamados. O aumento acompanha a chegada do período mais quente do ano, o B-R-O Bró.
Entre as ocorrências registradas, os casos mais frequentes envolvem árvores e vegetações em risco ou queda, com 22 chamados. Em seguida, vieram problemas em imóveis residenciais, como rachaduras e alagamentos (16), queimadas e incêndios (8), ocorrências em vias públicas (2), além de registros pontuais de infestação de pragas, desapropriação de terreno e acidentes por contaminação, com um caso cada.
A zona Leste concentrou a maior parte dos atendimentos, com 16 registros, seguida da zona Sul (15), zona Norte (14), zona Sudeste (3) e zona Rural (2). Desde o início do ano, os chamados à Defesa Civil variaram entre 34 e 76 ocorrências mensais, chegando agora a 50 em agosto.
O secretário da Defesa Civil de Teresina, coronel José Nunes, destacou a necessidade de reforçar os cuidados nesta época do ano. “Estamos intensificando as ações de monitoramento e orientação porque as queimadas, além de serem crime ambiental, representam riscos sérios à saúde da população e ao meio ambiente. É fundamental que a comunidade colabore, evitando qualquer prática que possa gerar focos de incêndio”, afirmou.
A prática de queimadas é crime ambiental e pode resultar em multas de R$ 1.500 a R$ 4.500, valores que dobram em caso de reincidência. Para evitar novos focos, a Defesa Civil recomenda não queimar lixo doméstico, restos de poda ou limpeza de terrenos; não descartar bitucas de cigarro em áreas de vegetação; e evitar fogueiras em áreas de mata. Denúncias e ocorrências podem ser comunicadas pelo telefone 199 ou pelo WhatsApp (86) 99514-2250.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.