Portal O Dia

CREA recomenda controle de velocidade a motos e carros na Ponte Metálica

Atualizada às 12h46

O CREA-PI concluiu a fiscalização in loco da Ponte Metálica no começo da tarde e recomendou o controle de velocidade para os motoristas e motociclistas que trafegarem pela via tanto no sentido Teresina-Timon, quando no sentido Timon-Teresina. Esse controle de velocidade é para garantir que diminuam os riscos de acidentes por conta da suspeita de problemas na aderência dos veículos à pista.

Cleitman Oliveira, engenheiro do CREA, explica que o sistema de pintura utilizado no chão da Ponte Metálica é feito para aumentar a aderência dos pneus dos automóveis no chão. Mas que isso não estaria acontecendo, sobretudo com a pista molhada.

“Qualquer tipo de pavimento, independente do material, a partir do momento em que ele é molhado, diminui o atrito, o contato da roda do veículo com o pavimento. Essa diminuição faz com que o freio não funcione direito e pode causar acidentes, a pessoa pode perder o controle do veículo”, explicou.

Arquivo O DIA
CREA recomenda controle de velocidade a motos e carros na Ponte Metálica

Já o presidente do CREA, Hércules Medeiros, acrescentou que o sistema de pintura utilizado no chão da Ponte Metálica é acrescido de areia justamente para aumentar a aderência. No entanto, se está havendo derrapagem em pista seca ou aquaplanagem na pista molhada, somente os ensaios feitos com o material coletado vão responder.

Estes ensaios deverão ser apresentados pela Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), responsável pela administração da Ponte Metálica. Ainda não há uma data para que isso seja feito, mas até lá, o CREA reforça a orientação de controle de velocidade por quem transitar pela via entre Teresina e Timon.

“Diminuir a velocidade e ter cuidado com a questão dos trilhos. Vamos solicitar estes ensaios, se eles existirem, para a empresa responsável pelo local. Se não tiver os ensaios, vamos sugerir que eles façam e apresentem os resultados. Mas até lá, é controlar a velocidade para evitar a exposição a acidentes e evitar passar pelos trilhos”, finaliza Hércules Medeiros.

Érica Pessoa/O Dia
Presidente do CREA, Hércules Medeiros

Iniciada às 10h16

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) fará uma fiscalização na Ponte Metálica após o acidente que matou a jovem Carolina Rodrigues, ocorrido na tarde de ontem (04). A estudante estava na garupa de um mototáxi quando o piloto perdeu o controle e bateu contra uma pilastra da ponte. A jovem morreu na hora devido ao impacto.

Assis Fernandes/ODIA
CREA faz fiscalização na Ponte Metálica após acidente que matou jovem

De acordo com o presidente do CREA, Hércules Medeiros, entre os aspectos que serão analisados na ponte está a tinta usada para sinalização horizontal. É que, segundo os motociclistas que passam pelo local, a via teria ficado mais escorregadia durante as chuvas após a aplicação de uma nova camada de tinta no recente processo de revitalização da ponte.

A Ponte Metálica foi interditada na tarde de ontem após o acidente que vitimou Carolina Rodrigues e deixou o motociclista ferido. Nesta manhã (05), a ponte opera apenas no sentido Timon-Teresina. O sentido Teresina-Timon encontra-se fechado.

O Dia
Jovem morreu após queda de mototáxi na Ponte Metálica, entre Teresina e Timon

A Ponte Metálica é gerida pela Ferrovia Transnordestina Logística (FTL). A empresa ainda não se pronunciou sobre as provocações do CREA-PI.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.