Portal O Dia

CPI do Lixo precisa dar retorno à população, afirma Leôndidas Júnior

O vereador Leôndidas Júnior (PSB), em entrevista ao Sistema O Dia, comentou sobre a CPI do Lixo que está em tramitação na Câmara Municipal de Teresina (CMT). Ele destacou que o poder legislativo municipal precisa dar respostas à população, que tem sofrido com a falta de coleta de resíduos sólidos na capital.

Jailson Soares/ODIA
Vereador Leôndidas Júnior afirma que a população precisa de respostas da CPI.

De acordo com o parlamentar, a CPI é um espaço onde já foi possível reunir representantes da Prefeitura e da empresa responsável pelo serviço, a fim de buscar entendimento para não interromper a atividade de coleta, além de ouvir ex-gestores e identificar o real problema.

Na última oitiva, com a participação do ex-gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Paulo Nunes, foi levantado que a situação do lixo na capital se devia ao descarte irregular feito pela população.

O vereador Leôndidas, na ocasião, rebateu afirmando que hoje o menos culpado pela crise do lixo é a própria população. Como exemplo, citou o Parque Vitória, na zona Sul de Teresina, onde os moradores não têm coleta regular.

“Os moradores hoje não têm sequer o direito, a dignidade de ter um caminhão de lixo transitando nas ruas, suas casas. Então muitas vezes eles tem que sair com a sacola de lixo rasgando no meio da rua para levar até a beira de uma estrada, de uma rodovia, para que se espere um caminhão de lixo passar no momento que essa empresa escolher passar por lá”, disse.

O parlamentar acrescentou que a CPI tem o papel de identificar os problemas para que uma solução seja construída. Ao final, será elaborado um relatório indicando quais medidas devem ser adotadas em relação à coleta de lixo na cidade.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.