Portal O Dia

Clientes que fazem descarte correto de lixo têm descontos em conta de energia; entenda

Clientes da Equatorial Piauí que realizam o descarte correto dos seus resíduos sólidos podem ter desconto em suas faturas de energia elétrica. Isso porque o projeto '+ Reciclagem', que integra o Programa de Eficiência Energética da Equatorial Piauí, proporciona benefícios à população que possui práticas sustentáveis. 

Entre janeiro e novembro deste ano, foram recolhidas mais de duas mil toneladas de resíduos nos pontos de coleta, economizando mais de 10 milhões de kW/h na produção e processamento desses materiais. Segundo a Equatorial, essa quantidade seria suficiente para abastecer a cidade de Luís Correia por um ano.

Divulgação/Equatorial Piauí
Clientes que fazem descarte correto de lixo tem descontos em conta de energia;

Com mais de 4 mil coletas realizadas em 2023, aproximadamente R$ 70 mil foram economizados pelos clientes. O E+ Reciclagem visa conscientizar sobre o descarte adequado de resíduos sólidos e promover a preservação ambiental.

Nos postos de coleta do programa, é possível descartar alumínio, plástico, papel, papelão, eletrônicos, ferro e óleo de cozinha. Dayane Pereira, Líder do programa, explica que para obter o bônus, o cliente deve apresentar sua conta de energia no posto do E+ Reciclagem, com resíduos devidamente separados e limpos.

"Após pesagem, o desconto é gerado, e o cliente recebe um comprovante da transação", destaca.

Reprodução
Nos postos de coleta do programa, é possível descartar alumínio, plástico, papel, papelão e outros

Há também a opção de doar o bônus para instituições sem fins lucrativos. No posto de coleta, há uma lista de entidades cadastradas no E+ Reciclagem, e o cliente pode escolher direcionar a bonificação para uma delas ou sugerir uma entidade de sua preferência, informando o número da Conta Contrato da instituição.

Atualmente, o E+ Reciclagem conta com um posto de coleta fixo em Teresina, localizado na Avenida José Francisco de Almeida Neto, nº 11, no bairro Dirceu, zona sudeste de Teresina. Além disso, o projeto tem ainda um posto itinerante que percorre diversos bairros da capital conforme a programação seguinte semanal:

Segunda-feira: Centro de Produção do bairro Itaperu

Terça-feira: Escola Valter Alencar - Planalto Uruguai

Quarta-feira: Centro de Produção do Parque Wall Ferraz

Quinta-feira: Unidade Básica de Saúde do Bairro Saci

Sexta-feira: Movimento Pela Paz MP3 - São Pedro