Portal O Dia

Caso Tatiana: testemunhas confirmam que receberam dinheiro para vender voto, diz promotor

A audiência de instrução e julgamento da vereadora Tatiana Medeiros entra no quarto dia, nesta quinta-feira (27), com avanços importantes nas investigações sobre a vereadora e os outros réus. O promotor de Justiça Mário Alexandre Costa, que acompanha o caso, informou em entrevista coletiva na sede do Fórum Eleitoral de Teresina que várias testemunhas confirmaram em depoimento terem recebido dinheiro para vender o voto à vereadora nas eleições municipais de 2024.

Reprodução
Mário Alexandre Costa, promotor de Justiça

Mário Alexandre Costa acrescentou que os depoimentos reforçam provas já anexadas ao processo. “De fato, houve sim confirmações em muitas das provas que já estão juntadas nos autos pelo Ministério Público. Algumas confessaram que, de fato, receberam uma determinada importância para vender seu voto. De fato, foi confirmado, além da prova documental que já tem no caso. Algumas fichas foram aprendidas na operação Escudo Eleitoral, onde tinha o nome do eleitor, o número do título, quantidade de votos. O sigilo bancário, quando foi quebrado, confirmou que, de fato, houve a transferência desses recursos para a conta dos eleitores; e fotos de eleitor em fila de eleição, fotos de comprovante de votação", afirmou.

O promotor de Justiça acrescentou: "Existe uma série de anotações, com o nome ‘PG’, o PIX, e (a quebra do) sigilo bancário confirmando isso. Então, a gente tem uma série de elementos que indicam que, de fato, pode ter tido essa corrupção eleitoral”, disse Mário Alexandre.

Segundo o promotor, as oitivas estão ocorrendo de forma mais rápida do que o previsto. “Como a dinâmica da oitiva das testemunhas, algumas foram dispensadas, o período de oitiva tem ficado um pouco mais curto. Então foi feito um acordo com a defesa dos acusados em antecipar o depoimento para hoje, e, amanhã, ficar um pouco mais tranquilo, porque, talvez, os interrogatórios de amanhã demandem um pouco mais de tempo”, afirmou.

Jonas Carvalho
Testemunhas confirmaram em depoimento que receberam dinheiro para vender voto à vereadora, diz promotor.

Mãe e padrasto da vereadora serão ouvidos hoje (27)

Ao longo do dia, 19 pessoas estão sendo ouvidas. O número inicial era de 22 testemunhas, mas três foram dispensadas. Entre os depoimentos previstos para hoje estão o da mãe da vereadora, Maria Odélia Medeiros, e do padrasto, Stênio Ferreira.

A oitiva deles estava prevista para ocorrer apenas na sexta-feira (28), mas foi antecipada, para dar mais agilidade ao processo, já que nesta sexta o número de pessoas a serem ouvidas deve ser grande.

ODIA
Maria Odélia de Aguiar Medeiros, mãe de Tatiana Medeiros, deve ser ouvida hoje.

O julgamento

Tatiana Medeiros e Alandilson Passos respondem por associação criminosa e lavagem de dinheiro. O processo é formado por dois inquéritos distintos que se conectam em vários pontos. Tatiana foi investigada na Operação Escudo Eleitoral, da Polícia Federal, por supostamente comandar um esquema de compra de votos financiado com dinheiro oriundo do tráfico, repassado por meio de seu instituto social.

Alandilson, apontado como um dos líderes da facção Bonde dos 40 em Teresina, teria injetado recursos ilícitos na campanha de Tatiana. Conforme a PF, o montante pode ter chegado a R$ 1 milhão. Ele também é investigado por tráfico de drogas em um inquérito conduzido pelo Denarc, da Polícia Civil do Piauí. Os trabalhos do júri seguem nesta sexta-feira, com expectativa para a continuidade dos interrogatórios e novas oitivas.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.