Portal O Dia

Caso Janaína Bezerra completa três anos nesta quarta-feira (28)

O dia 28 de janeiro é uma data que está na memória dos piauienses. Nesta quarta-feira, completa três anos que a estudante de jornalismo da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Janaína da Silva Bezerra, foi assassinada, vítima de feminicídio, em 2023. A jovem, que tinha apenas 22 anos, foi brutalmente violentada e morta por Thiago Mayson da Silva Barbosa, que era aluno do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFPI.

O crime foi praticado durante uma Calourada, realizada no dia 27 de janeiro de 2023, no campus da Ufpi. A perícia constatou que a jovem sofreu violência sexual ainda com vida, que foi morta por asfixia/estrangulamento e que, mesmo depois disso, teve seu corpo violado por Thiago Mayson.

Reprodução/Instagram
Janaína Bezerra tinha 22 anos e era estudante de jornalismo na Ufpi

Thiago foi preso e, no final de 2023, foi julgado e condenado a 18 anos e seis meses de prisão pelo Tribunal do Júri por homicídio e estupro. Porém, o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PI) determinou a anulação do júri e a realização de um novo julgamento nos termos da lei, em consonância com o parecer do Ministério Público Superior.

O acusado de matar Janaína Bezerra deverá ser julgado novamente, desta vez pelo crime de feminicídio, cuja pena varia de 20 a 40 anos. O recurso aguarda julgamento dos desembargadores 2ª Câmara Especializada Criminal do TJ-PI e a expectativa é de que um novo julgamento seja realizado ainda este ano.

A ele, haviam sido atribuídos os crimes de: estupro de vulnerável, homicídio, vilipêndio de cadáver (por manter relação sexual com a vítima já morta) e fraude processual (pela tentativa de esconder o corpo de Janaína).

Reprodução
Thiago Mayson da Silva Barbosa

Enquanto isso, Thiago segue preso desde janeiro de 2023.

Memorial Janaína da Silva Bezerra

Em dezembro de 2023, foi inaugurado na Ufpi o “Memorial Janaína da Silva Bezerra”, em homenagem à estudante de Jornalismo. O memorial está localizado no bloco do curso de Comunicação Social, do Centro de Ciências da Educação (CCE) em Teresina.

Os pais de Janaína Bezerra, Maria do Socorro Silva e Adão Bezerra, também estiveram presentes na entrega do memorial e falaram sobre o sentimento de ver a filha sendo homenageada na instituição. “Fico feliz e emocionada. Minha filha é muito querida e muito amada por todos os alunos e professores. Um pouco de todo mundo estava aqui”, disse a mãe de Janaína. 

Divulgação/Ufpi
Memorial Janaína da Silva Bezerra

A homenagem foi idealizada pelos estudantes do Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOS), e contou com o apoio do Departamento de Comunicação Social (CCE), da Direção do Centro de Ciências da Educação (CCE) e da Administração Superior da UFPI. No evento estiveram presentes amigos, familiares e artistas que prestaram tributos à memória da estudante. 

Diploma simbólico é entregue à família de Janaína Bezerra

Janaína Bezerra era estudante do curso de jornalismo da Ufpi e deveria ter se formado em 2025. Ano passado, quando completou dois anos de sua morte, a Universidade entregou um diploma simbólico à família da jovem. Na solenidade, a reitora Nadir Nogueira prometeu combater a violência de gênero no ambiente universitário e destacou que a memória de Janaína será um símbolo dessa luta.

Divulgação UFPI
Cerimônia em homenagem a Janaína Bezerra na UFPI.

Socorro Nunes, mãe de Janaína, esteve presente no evento e agradeceu o carinho demonstrado pelos amigos da filha. “Saber que minha filha era tão querida aqui dentro me conforta. O que nos resta agora é saudade, mas espero que as coisas melhorem daqui para frente”, declarou.

Sala lilás na Ufpi homenageia Janaina Bezerra

Em agosto de 2025, a Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) inauguraram a Sala Lilás Janaína da Silva Bezerra, espaço voltado para o acolhimento e proteção de mulheres vítimas de violência no ambiente acadêmico. Localizado no Centro de Ciências da Saúde, no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, o espaço busca criar uma rede de apoio, orientação e prevenção dentro da universidade.

Arquivo / O Dia
Sala lilás na Ufpi homenageia Janaina Bezerra

A iniciativa integra a campanha Agosto Lilás, dedicada à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e homenageia Janaína da Silva Bezerra, aluna de Jornalismo da UFPI vítima de feminicídio em 2023. O espaço contará com psicólogas, assistentes sociais e advogados para atendimento às vítimas, oferecendo apoio, orientação e escuta qualificada às vítimas de violência. Ela funcionará em horário comercial, de segunda a sexta-feira.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.