Portal O Dia

Casa da Mulher Brasileira de Teresina vai funcionar em regime de plantão 24 horas

A Casa da Mulher Brasileira de Teresina passará a funcionar em regime de plantão 24 horas, todos os dias da semana, para atender mulheres e meninas vítimas de violência. A mudança foi oficializada por meio da Portaria Normativa nº 24/2025/PC-PI, publicada nesta quinta-feira (7) pela Polícia Civil do Piauí, com o objetivo de garantir atendimento contínuo, humanizado e eficaz às mulheres e meninas vítimas de violência na capital e na região metropolitana.

Divulgação/Governo do Piauí
Casa da Mulher Brasileira de Teresina vai funcionar em regime de plantão 24 horas

Com a nova portaria, a Casa da Mulher Brasileira passa a funcionar em regime de plantão ininterrupto, todos os dias da semana, com equipes compostas por Delegado(a) de Polícia e Oficiais Investigadores, que atuarão em escala definida e publicada mensalmente pela Diretoria de Proteção à Mulher e aos Grupos Vulneráveis.

Além da condução de flagrantes de violência de gênero, o plantão também será responsável por realizar o primeiro atendimento à vítimalavratura de boletins de ocorrênciarequerimento de Medidas Protetivas de Urgência e requisição de exames periciais, entre outras providências legais e investigativas necessárias.

De acordo com a portaria, para garantir a integridade do serviço, o delegado plantonista será responsável pelo envio diário de relatório de plantão, lista de presença dos policiais e planilha de presos custodiados à Diretoria de Proteção à Mulher, bem como à Central de Flagrantes, que permanece como local de custódia dos autuados.

O transporte dos presos para as audiências de custódia será realizado pela equipe de escolta da Central, com possibilidade de apoio da equipe da Casa da Mulher Brasileira, conforme disponibilidade. “A iniciativa representa mais um marco no compromisso da Polícia Civil do Piauí com o enfrentamento à violência de gênero e com a promoção de um ambiente de acolhimento, proteção e justiça para as mulheres piauienses”, explica o Delegado Geral.

O endereço da Casa da Mulher Brasileira de Teresina é Avenida Roraima, 2563, bairro Aeroporto. O telefone institucional é 99412-2719, que também é WhatsApp.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.