Portal O Dia

Câmara debate regulamentação do aterro sanitário após morte de adolescente

A Câmara Municipal de Teresina (CMT) debateu nesta terça-feira (24), em sessão plenária, a regulamentação do aterro sanitário da capital. A discussão surgiu após a morte do adolescente David, de 12 anos.

Arquivo O DIA
Debate sobre a regulamentação vem após a morte do adolescente David de 12 anos.

O menino dormia na madrugada do último domingo (22) no aterro sanitário de Teresina, onde estava coberto por um papelão, quando um veículo da coleta de lixo passou por cima do garoto. Após a tragédia, o presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT), colocou o tema em pauta na CMT.

De acordo com o presidente da Câmara, na reunião os vereadores debateram sobre a regulamentação do aterro sanitário na capital e da situação da coleta de lixo em Teresina.

Assis Fernandes / O DIA
Enzo Samuel (PDT), presidente da CMT.

“Hoje eu trouxe a pauta, lamento o falecimento do menino David de 12 anos, que tinha um sonho de ter algo que é simples para qualquer um aqui de nós, que é uma bicicleta, e para tentar realizar esse sonho, infelizmente, ele perdeu a vida. E a gente discutir essa regulamentação do aterro sanitário aqui em Teresina, do próprio lixo, a gente não pode estar perdendo tempo aqui na Câmara com discussões pessoais ou questão de ego”, declarou o parlamentar.

Ainda nesta segunda-feira (23), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) também se posicionou a respeito da tragédia ocorrida e, em nota, informou que é fundamental que os municípios avancem na adoção de políticas pré-aterro.

De acordo com o TCE, essas iniciativas, na qual cobra, envolvem a coleta seletiva, a valorização de materiais recicláveis, a geração de renda e a inclusão socioprodutiva dos catadores. Ainda aponta que é necessário reduzir a quantidade de lixo encaminhado à disposição final e, ao mesmo tempo, promover dignidade aos trabalhadores da área.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.