Portal O Dia

Buracos causam transtornos a motoristas na zona Sul de Teresina

Os motoristas que passam pelo prolongamento da Avenida Barão de Castelo Branco, próximo à Vila Jerusalém, e os que precisam fazer a conversão para acessar a BR-226, na zona Sul de Teresina, estão encontrando dificuldades devido aos buracos nas vias. Nos dois trechos, formaram-se crateras que exigem que os condutores redobrem a atenção, além de causarem prejuízos aos veículos.

No prolongamento da Avenida Barão de Castelo Branco, na Vila Jerusalém, o buraco já existe há três meses e, até o momento, não foi reparado, diferente do que ocorreu no outro lado da pista, que também apresentava buracos, mas cujo estrago já foi consertado. Neste trecho, inclusive, já foram registrados diversos acidentes.

Assis Fernandes/ODIA
Buracos no prolongamento da Avenida Barão de Castelo Branco, na Vila Jerusalém

“Como o buraco era muito grande, o motorista da frente reduzia a velocidade ou freava para conseguir passar, e o veículo que vinha atrás acabava batendo. Já contabilizamos, em média, 15 acidentes desde que o buraco surgiu. Há cerca de 10 dias ele foi fechado, e achamos que esse outro, que apareceu há três meses, também seria, mas a empresa não fechou”, comenta Marcos Vinícius, que trabalha em frente ao local.

Para evitar novos acidentes, os próprios moradores improvisaram sinalizações, utilizando pedaços de madeira, pneus e fitas de isolamento. Porém, apesar da tentativa de ajudar os motoristas, ainda é comum presenciar condutores sendo surpreendidos pelo buraco, além da trafegabilidade na via ficar reduzida.

Assis Fernandes/ODIA
Os buracos na alça de acesso à BR-343 existem há mais de um ano

Mais adiante, próximo à rotatória, na alça do entroncamento da BR-226 com o prolongamento da Avenida Barão de Castelo Branco, o problema não é diferente. Quem precisa acessar essa via para entrar na BR se depara com diversos buracos, o que obriga os motoristas a reduzir a velocidade para transitar pelo local, o que se torna perigoso, especialmente à noite. Segundo motoristas que passam pelo trecho, ao frear, há risco de assaltos, especialmente porque não há iluminação adequada.

Os buracos na alça de acesso à BR-226 existem há mais de um ano e vêm aumentando devido à falta de reparos, ao intenso tráfego de veículos e ao acúmulo de água, que contribui para danificar o asfalto.

Contraponto

A equipe de reportagem do O DIA entrou em contato com a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul e, por meio de nota, informou que o caso já está sendo acompanhado e que uma equipe técnica visitará o local nesta quarta-feira (30) para avaliar os danos nas vias. Confira, abaixo, a nota na íntegra.

Nota à imprensa

"Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU Sul), por meio da Coordenação de Obras, informa que recebeu denúncia sobre os desgastes e buracos na Av. Barão de Castelo Branco. 

Uma equipe técnica realizará vistoria no local nesta quarta-feira (30/04), com o objetivo de elaborar um relatório detalhado para avaliar a inclusão da demanda no cronograma de serviços da Superintendência.

A SDU Sul destaca, no entanto, que as ações atuais estão concentradas em obras de caráter emergencial, conforme critérios de prioridade.

Reafirmando seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população."


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.