Portal O Dia

Bruno Vilarinho defende consenso e descarta disputa antecipada pela presidência da Câmara de Teresina

O líder do prefeito Silvio Mendes (União Brasil) na Câmara Municipal de Teresina, vereador Bruno Vilarinho (PRD), negou que esteja articulando uma candidatura à presidência da Mesa Diretora da Casa, cuja eleição está prevista para ocorrer apenas no final de 2026. A declaração foi dada em entrevista ao PortalODia.com nesta segunda-feira (29).

Assis Fernandes / O DIA
Bruno Vilarinho defende consenso e descarta disputa antecipada pela presidência da Câmara de Teresina

Segundo o parlamentar, o debate sobre a sucessão no comando do Legislativo municipal ainda é prematuro e deve ocorrer no momento oportuno, com participação de todos os vereadores.

“A eleição de presidente da Câmara vai ser apenas no final de 2026. A gente tem um entendimento que todos os 29 vereadores que compõem aquela casa legislativa podem colocar o seu nome à disposição para disputar a presidência. Todos que estão naquela casa têm capacidade de ser presidente”, afirmou.

Bruno Vilarinho destacou ainda o bom relacionamento com o atual presidente da Câmara, Enzo Samuel, ressaltando que o diálogo se intensificou após ele assumir a liderança do prefeito na Casa.

“Nós temos uma conversa muito boa com o presidente Enzo, principalmente agora no nosso trabalho que a gente teve como líder do prefeito. A gente aprofundou ainda mais essa amizade, essa conversa, esse diálogo respeitoso. Eu acho que esse processo vai ser conduzido pelo presidente da Câmara, Enzo, onde todos os colegas vão sentar e a gente vai dialogar no momento certo sobre a presidência da Câmara”, pontuou.

O vereador defendeu que a escolha do próximo presidente ocorra de forma consensual, evitando disputas internas que possam gerar desgaste no Legislativo.

“Nós vamos fazer parte dessa discussão, porque nós somos vereadores, e o melhor nome, que se for escolhido pela aquela casa, sem que haja disputa, para que não possa ter estremecimento dentro do poder legislativo, a gente vai ser de acordo. Mas eu acho que esse processo passa pelo presidente da casa, o vereador Enzo Samuel, que é um grande articulador, um grande líder e a gente mantém esse respeito pela condução desse processo e vamos continuar mantendo esse respeito por ele“, disse.

Por fim, Vilarinho reforçou que, neste momento, seu foco permanece exclusivamente na atuação como líder do Executivo municipal.

“Vamos continuar o nosso trabalho como líder, não vamos avançar em nenhum passo que não seja focado na gestão do prefeito Silvio Mendes e entregar resultados para a Teresina e no ano de 2026, no momento certo, nós iremos tratar da questão da eleição de presidente da Câmara”, concluiu.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.