Portal O Dia

Bolsa Família: beneficiários podem ter pagamento bloqueado se não forem a uma UBS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina está convocando os beneficiários do programa Bolsa Família para comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até o dia 31 de dezembro de 2025. O objetivo é realizar o acompanhamento obrigatório de saúde, uma das condicionalidades exigidas para a manutenção do benefício.

Divulgação/CRM-PI
Bolsa Família: beneficiários podem ter pagamento bloqueado se não forem a uma UBS até o dia 31 de dezembro

Segundo a FMS, devem procurar as UBSs gestantes, mulheres entre 14 e 44 anos e crianças menores de 7 anos. Esses grupos precisam passar por avaliações de rotina, como pré-natal, atualização do calendário vacinal e monitoramento nutricional.

“Ao chegarem às Unidades Básicas de Saúde, os beneficiários podem se dirigir ao setor SAME, informando que fazem parte do Bolsa Família e que estão realizando o acompanhamento solicitado pelo programa”, explica Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS. A coordenadora ressalta ainda que esse acompanhamento de saúde é uma exigência do governo federal para garantir a continuidade do benefício. Caso não seja cumprido, o pagamento pode ser bloqueado ou suspenso.

Para continuar recebendo o Bolsa Família, as famílias precisam cumprir as condicionalidades do programa, como a frequência escolar de crianças e adolescentes e o acompanhamento de saúde de gestantes, crianças e nutrizes, conforme as orientações do Sistema Único de Saúde (SUS).

O não cumprimento das condicionalidades pode levar a advertência, bloqueio ou suspensão do benefício. As regras podem ter ajustes ao longo do tempo, então é sempre bom confirmar no CRAS ou nos canais oficiais do governo.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.