
A Floricultura Li faz parte da vida e dos momentos marcantes dos teresinenses desde 1993. São 34 anos de dedicação a um trabalho que exige a busca constante pela inovação, mas sem perder a delicadeza e a sensibilidade. À frente deste empreendimento, está a empresária Alcênia Ribeiro, que começou o negócio quando tinha apenas 25 anos.

“Eu sempre soube que queria ter meu negócio, até que montei a Floricultura Li, exatamente com o intuito de facilitar a vida do teresinense, fazendo vendas por telefone e entregas em domicílio. Fomos pioneiros na capital ao oferecer esse serviço, algo que é muito comum hoje. Infelizmente, na época, o mercado de flores era algo muito exclusivo, pois os teresinenses não tinham o hábito de presentear com flores. Isso era algo a ser conquistado, e conseguimos”, comenta.
Eu sempre soube que queria ter meu negócio, até que montei a Floricultura Li, exatamente com o intuito de facilitar a vida do teresinense, fazendo vendas por telefone e entregas em domicílio. Fomos pioneiros na capital ao oferecer esse serviço, algo que é muito comum hoje. Infelizmente, na época, o mercado de flores era algo muito exclusivo, pois os teresinenses não tinham o hábito de presentear com flores. Isso era algo a ser conquistado, e conseguimos
Ao longo dos anos, os teresinenses passaram a enxergar as flores como um elemento que ia além da decoração; elas também eram símbolos de carinho e afeto, levando alegrias e marcando momentos ímpares na vida das pessoas. Aos poucos, as flores e folhagens ganharam outros significados e, hoje, tornaram-se quase indispensáveis em qualquer ocasião.
“Conquistamos nas pessoas a ideia de que as flores podem, sim, ser acessíveis e para todos. Quebramos o estigma de que as flores eram inalcançáveis e somente usadas em datas comemorativas. Para isso, apostamos em variedades, tanto de opções quanto de preços. Na Floricultura Li, encontramos flores a partir de R$ 9, ou seja, não é a qualidade, mas a intenção, o cuidado e o carinho de levar algo para alguém”, disse.
As flores também têm características especiais, como resgatar a memória afetiva de uma determinada época ou de uma pessoa. Além disso, elas carregam diversos sentimentos e alegram o ambiente, inclusive em velórios, deixando o ambiente mais leve, mesmo em meio àquele momento difícil, acalentando o coração.
O carinho de Alcênia Ribeiro por plantas veio da avó, que também era uma amante da natureza. Ter essa importante mulher como referência fez com que a empresária também se tornasse um exemplo no segmento em que atua. Apesar de nunca ter sofrido preconceito, a empreendedora relata que é comum se deparar, no mercado, com situações nas quais a mulher ainda é estigmatizada e vista como incapaz de administrar um negócio.
“Quando a Floricultura Li abriu, eu era muito jovem, tinha apenas 25 anos, e não era comum ter mulheres empreendedoras, e rompi muitas barreiras. Pouquíssimas vezes sofri preconceito por ser mulher e estar à frente de uma empresa. Já passei por uma situação em que um homem foi vender um produto, mas ele disse que não tratava com mulher, somente com homem. Disse que ele poderia ir embora e não fechamos o negócio. A mulher é a pessoa mais corajosa do mundo, até mais do que o homem. Qualquer mulher pode ter seu negócio; ela só precisa de um direcionamento e não desistir. Nada nos impede de realizarmos nossos sonhos, só nós mesmos”, comenta a empresária.
E, para manter o negócio, não há outra estratégia senão a de dedicar-se ao máximo naquilo que faz. A rotina de Alcênia Ribeiro é intensa, mas, para ela, satisfatória. Sempre em busca de novidades e tendências, a empresária ressalta que, para o empreendimento prosperar, é preciso amor e comprometimento.
“Manter-se no mercado é estar sempre buscando novidades e inovação. Estou sempre pesquisando o que está chegando e já incorporo na empresa. É preciso muito trabalho e dedicação. Eu casei com a Floricultura Li, minha vida foi dedicada a ela. Adoro trabalhar, receber flores, atender clientes, realizar uma festa. É uma satisfação ver o resultado do nosso trabalho embelezando uma celebração”, conclui.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.