Com previsão de aumento de até 30% no consumo de água durante os meses mais quentes do ano e diante de uma redução de 19% no volume de chuvas em Teresina, a Águas de Teresina anunciou nesta quarta-feira (16) cinco intervenções no sistema de abastecimento nos meses que antecedem o período do B-R-O BRÓ (entre setembro a dezembro). As medidas incluem manutenções em estações de tratamento, obras em estações elevatórias e substituição de redes.
A cidade, que desde 2020 tem 99% da população com acesso ao abastecimento regular de água, conta atualmente com dois complexos de produção, 135 poços, 51 boosters, 20 setores de distribuição, 3.223 km de rede e mais de 441 mil imóveis atendidos. A ETA Sul, responsável por 80% do fornecimento da cidade, produz mensalmente mais de 7 bilhões de litros de água.
Para enfrentar a elevação da demanda no período de estiagem, o plano operacional da concessionária prevê manutenções preventivas, uso de tecnologia para monitoramento em tempo real e ações voltadas à conscientização do uso racional da água. Segundo a diretora-executiva da empresa, Gabriela Coutinho, o planejamento se baseia em quatro eixos: antecipação, investimentos, inteligência operacional e sustentabilidade.
As cinco intervenções programadas são:
- 19/07: parada da ETA Norte para manutenção;
- 27/07: execução da 3ª e 4ª etapas na Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) Petrônio Portella;
- 03/08: parada de 15 horas na ETA Sul para manutenção elétrica e hidráulica, limpeza de decantadores, troca de registros e manutenção na subestação elétrica, com mais de 54 profissionais envolvidos;
- Agosto: novas manutenções nas ETA Sul e Norte, sem necessidade de interrupção na produção;
- Substituição de 150 metros da rede de abastecimento na Vila da Paz.
João Igor Lemos, superintendente de operações da Águas de Teresina, reforça que o consumo no B-R-O BRÓ costuma pressionar o sistema.
“O período do B-R-O BRÓ é realmente bastante crítico. Internamente, a gente vê um aumento de consumo na faixa de 30%. E, obviamente, isso sobrecarrega o sistema. É uma demanda maior do que o normal, principalmente no período de estiagem. E o plano B-R-O BRÓ vem sendo pensado desde o início do ano justamente para nos apoiar durante esse período de maior demanda e facilitar com que a operação flua de uma melhor forma e garantir a regularidade do abastecimento e a qualidade e eficiência dele”, afirmou.
A diretora-executiva da Águas de Teresina, Gabriela Coutinho, explica que nem todas as ocorrências podem ser previstas com antecedência. “Todas as paradas que são emergenciais, que não são essas que a gente não divulga com antecedência, no mínimo de 72 horas, elas são ocasionadas por intercorrências que podem ser por conta da vida útil do ativo; a gente traz para dentro do setor de melhorias e vê a forma da gente atuar para fazer essa substituição, assim como estamos fazendo na Vila da Paz, mas também pode ser ocasionada por terceiros, seja através de rompimentos em obras que não são executadas pela concessionária e também furtos e roubos em equipamentos nossos em todo o sistema”, disse.
Porém, todas as intervenções previstas no cronograma serão informadas pela concessionária em pelo menos 72h de antecedência. A população pode se informar sobre as intervenções pelo telefone 0800 223 2000.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.