Portal O Dia

Adolescente suspeito de efetuar tiros que mataram açougueiro é apreendido em Teresina

Um adolescente de 14 anos foi apreendido suspeito de efetuar os disparos que mataram o açougueiro João da Cruz de Sousa Silva, de 45 anos, durante um assalto na noite da última quarta-feira (10), no bairro Mário Covas, zona Sul de Teresina. Além dele, outros quatro menores, uma mulher e um homem também foram detidos por suspeita de envolvimento no crime.

Reprodução
João da Cruz, vítima de latrocínio no bairro Mário Covas

As capturas ocorreram na tarde desta quinta-feira (11), no bairro Vila Vitória. A ação fez parte de uma operação integrada da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Jacks Galvão, chefe do Departamento Geral de Operações (DGO) da Polícia Militar, ressaltou o trabalho coordenado das forças policiais.

“Desde o momento em que o crime ocorreu, nossas equipes atuaram de forma ininterrupta para localizar todos os envolvidos. A integração entre as unidades foi fundamental para que chegássemos tanto ao autor dos disparos quanto aos que deram suporte e esconderam os suspeitos. Essa resposta rápida demonstra nosso compromisso em dar segurança à população e responsabilizar quem comete crimes tão graves”, pontuou.

Assis Fernandes/ODIA
Coronel Jacks Galvão, chefe do DGO da Polícia Militar

O latrocínio

A vítima foi identificada como João da Cruz de Sousa Silva, 45 anos. Ele retornava do trabalho em sua motocicleta quando foi abordado pelos criminosos. Durante o assalto, o adolescente teria efetuado os disparos que atingiram João da Cruz. Moradores acionaram socorro, mas a vítima não resistiu aos ferimentos.

As diligências tiveram início ainda na madrugada, com atuação conjunta das equipes de Inteligência da Polícia Civil, Inteligência da Polícia Militar, guarnições do 22º BPM, além das equipes da DGO, RONE e da ROCAM. A ação avançou rapidamente, permitindo a identificação dos suspeitos e das pessoas que auxiliaram na tentativa de fuga. Os envolvidos no latrocínio foram encaminhados ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde prestam esclarecimentos.

Familiares bloquearam BR-316 em protesto por justiça

Amigos e familiares do açougueiro bloquearam as duas vias da BR-316, na altura do bairro Mário Covas, zona Sul de Teresina, região onde ocorreu o crime. Os manifestantes atearam fogo em pneus, interrompendo completamente a circulação de veículos. A manifestação, que começou no fim da tarde desta quinta-feira (11), provocou uma grande fila de automóveis na rodovia e ocorreu em horário de pico, momento em que muitas pessoas retornavam do trabalho, escolas e universidades.

Chico Filho / O Dia
Fila de carros se formaram na BR-316 com a interdição da rodovia.

O presidente dos moradores do Parque Vitória, Rafael Borges, um dos organizadores do protesto, quer que a Secretaria de Segurança Pública realize uma audiência na região, devido ao grande número de crimes que têm ocorrido no local, como a morte do açougueiro João da Cruz.

“A gente não aguenta mais, a mãe de família, um vizinho nosso, e a gente clama por justiça, clama pela segurança pública, porque ninguém aguenta mais ser roubado. Só neste ano foram mais ou menos 50 motos roubadas e ninguém tem um veículo”, reclamou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.