A Zona de Processamento de Exportações do Piauí (ZPE Piauí) encerrou 2025 com sete empresas aptas a se instalarem na zona. Ao longo do ano, foram três novos projetos industriais aprovados para operações no local. O principal destaque ainda é o projeto da Solatio para implantação de uma unidade de produção de energia verde.
O foco será geração de hidrogênio verde, amônia e metanol verdes. A expectativa do Governo do Piauí é que o projeto gere mais de 10 mil empregos diretos, indiretos e induzidos, com impacto nas áreas de logística e infraestrutura.
Outro projeto que o Estado destacou como sendo de relevância foi o da Delta Brazilian Starch, que deve instalar na Zona de Processamento do Piauí uma indústria de amido e de fécula de mandioca. A expectativa é de gerar 50 empregos diretos e indiretos com a operação e contribuir para a verticalização da cadeira produtiva da mandioca, que é tradicional do Piauí.
Também foi fechado em 2025 o projeto da MBF Fertilizantes, que recebeu autorização do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio (MDIC) para implantar uma unidade de produção de fertilizantes sólidos à base de lithothamnium. A operação deve gerar cerca de mil vagas diretas e indiretas, além de impulsionar o setor do agronegócio piauiense.
“Os resultados de 2025 confirmam a maturidade do ambiente industrial do Piauí. É um ambiente seguro e competitivo que está preparado para receber grandes investimentos, gerar mais empregos e empregar mais tecnologia”, disse o presidente da ZPE Piauí, Álvaro Nolleto.
Além dos três projetos aprovados em 2025, outras quatro empresas avançaram nos estágios de instalação na ZPE. A Arrey, voltada ao beneficiamento de castanha de caju, com obras previstas para iniciarem no primeiro semestre de 2026; a Via Natural, do setor de beneficiamento de mel, que está na fase de estruturação societária; a Sadin, montadora de tratores agrícolas, e a Pratic, fábrica de cosméticos, que estão em fase de captação de recursos e negociações com investidores.
LEIA TAMBÉM
- Projetos aprovados para ZPE de Parnaíba terão R$ 156,9 milhões em investimentos
- Zona de Processamento de Exportações do Piauí exportou 677 toneladas em 2024
- Minério de ferro piauiense começará a ser exportado pelo Porto Piauí em 2026
- Simulação com 50 toneladas de minério avalia logística entre Piripiri e Porto Piauí
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.