Portal O Dia

Ziza Carvalho aposta na derrubada de veto de Lula e diz que base seguirá estratégia mesmo com disputa acirrada

O deputado Ziza Carvalho (MDB) acredita que o veto do presidente Lula ao aumento de deputados, de 513 para 531, será derrubado. A medida é importante para o cenário político piauiense, pois, se mantido, o estado perde 6 deputados estaduais e 2 federais.

Assis Fernandes / O DIA
Deputado Ziza Carvalho acredita que o veto do presidente Lula será derrubado.

Ziza disse que tem informações de Brasília de que existe uma mobilização para a derrubada do veto tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, afirmando que, mesmo que o veto seja mantido, o que deve mudar será somente a concorrência da disputa, mas a estratégia da base deve ser a mesma.

“Vai ficar mais difícil apenas a concorrência para os postulantes a uma vaga na Assembleia e na Câmara, mas eu acredito que não vai mudar muita coisa, a estratégia do governo vai continuar sendo de dois partidos na chapa proporcional, tanto de federal quanto estadual, mas tenho muita experiência de que esse veto será derrubado”, declarou.

Quando questionado sobre a possibilidade de candidatos e deputados deixarem os partidos por uma estratégia de eleição, disse que cada sigla tem a sua, mas que acredita que o PT e o MDB devem prestigiar primeiro quem tem mandato para a disputa das vagas.

“há que vê o interesse dos demais, que estão interessados em postular uma vaga na Câmara Federal e Estadual e convencê-los, aqueles que não tiverem espaço a desistirem, mas é uma questão que ainda vai demandar tempo. E nós estamos trabalhando com a hipótese de si, que eu acho que não vai ocorrer, que é redução de bancadas”, disse.

O parlamentar afirmou que, mesmo com a redução das vagas, não há porque deixar de concorrer. Ele disse ter uma base muito bem montada, que está trabalhando junto a prefeitos e vereadores no interior, para consolidar sua quarta eleição.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.