Portal O Dia

Wilson Martins confirma filiação ao PSD a convite de Gilberto Kassab

O ex-governador do Piauí e atual primeiro suplente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Federal, Wilson Martins, anunciou nesta semana que deixará o PT para se filiar ao Partido Social Democrático (PSD). Atualmente, Martins preside a Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí. A mudança deve impactar diretamente a composição da chapa petista para a disputa de vagas na Câmara dos Deputados em 2026.

Wilson Martins destacou que sua decisão foi articulada diretamente com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, com quem mantém relação política desde 2011, quando era governador e Kassab exercia o cargo de prefeito de São Paulo. Segundo ele, o convite para ingressar na sigla foi reiterado pela parceria de longas datas.

Assis/O Dia
Presidente da Companhia Ferroviária e Logística do Piauí (CFLP), Wilson Martins.

“A pedido de Kassab, em 2011, ajudamos, na época, a criação do PSD no Piauí e, desde então, temos uma boa relação. Nosso ingresso no PSD é convite do presidente Kassab, reiterado às vezes e claro, com o aval e satisfação dos líderes piauienses, dos deputados Júlio César e Georgiano Neto, com quem mantemos há muito tempo boas relações familiares, de amizade e política. Nossa articulação com o PSD, além de ser um caminho natural, evita disputa por vagas na chapa do PT e contribui com o time e fortalece a base de apoio”, afirmou.

O ex-governador ressaltou que o movimento foi previamente discutido com o governador Rafael Fonteles e com o presidente estadual eleito do PT, deputado Fábio Novo. Ele argumenta que a estratégia busca reduzir a pulverização de candidaturas e evitar a formação de “chapinhas” nas eleições proporcionais.

“Externei nossa preocupação ao governador e ao deputado Fábio Novo. O raciocínio é o mesmo da maioria dos que acompanham a base, e que o ideal é que sejam apenas duas chapas, não havendo a possibilidade das chamadas ‘chapinhas’. A princípio, o PT teria sete pré-candidatos homens, sendo quatro deputados com mandato, Zé Santana, Franzé e o Wilson Martins, primeiro suplente”, declarou.

O gestor também elogiou as lideranças petistas, citando a boa convivência com Rafael Fonteles, o ministro Wellington Dias e o deputado Fábio Novo.

Possível retorno de Jadyel Alencar à federação

Ainda na oportunidade, Wilson Martins comentou a possibilidade de o deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos) retornar à federação PT/ PC do B/ PV, na qual foi eleito em 2022. A volta dependeria da consolidação da estratégia defendida por Rafael Fonteles, de manter apenas duas chapas proporcionais competitivas.

“Ainda tem o deputado Jadyel, hoje no Republicanos, mas foi eleito na chapa da federação do PT que a princípio, prevalecendo a ideia do nosso governador de não haver a chapinha, é natural e factível a possibilidade de retornar à chapa. Isso não é impossível. Neste caso, teremos oito nomes e, assim sendo, não haver vaga para todos, nem com oito e nem com dez vagas para deputados”, concluiu.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.