Portal O Dia

Wellington Dias defende construção coletiva para definição da vice de Rafael Fonteles em 2026

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou nessa quinta-feira (11) que a definição do nome para a vice-governadoria na chapa de Rafael Fonteles (PT) em 2026 será conduzida de forma coletiva, envolvendo partidos e lideranças da base aliada. Segundo ele, o processo não será centralizado em uma única decisão, mas construído a partir de “diálogo contínuo”.

Dias destacou que, apesar da proximidade do próximo pleito, o momento deve ser marcado por foco na gestão e na atenção às demandas sociais. Mesmo assim, o ministro reconheceu que o debate eleitoral já começa a ganhar corpo.

“O período sem disputas eleitorais deve priorizar ações de governo e atendimento ao povo. 2026 está bem aí, até faz que nem um bom brasileiro, esticam bem, estão bem aí. Mas é o diálogo, nós vamos trabalhar isso”, disse.

Assis Fernandes/ O DIA
Wellington Dias defende construção coletiva para definição da vice de Rafael Fonteles em 2026

Apesar de informações nos bastidores apontarem que o atual secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, é o cotado para assumir a missão de candidato vice-governador na chapa conjunta com o governador Rafael Fonteles, ele reforçou que a definição da chapa governista seguirá um modelo de construção conjunta.

“Lembrar, na verdade, não é uma pessoa que decide sozinha. Aqui tem que ser diálogo. Dentro do partido dos trabalhadores tem que ter diálogo e diálogo com o conjunto de partidos que compõem uma base de governo tem que ter diálogo. É esse caminho que eu acho que vai prevalecer agora em 2026 quando tomarmos as decisões”, explicou.

Wellington Dias também afirmou que seguirá contribuindo para a costura política entre os aliados, sempre alinhado ao governador.

“Participamos do diálogo com todo carinho. Nós temos um governador, o governador Rafael, ele coordena em sintonia com os presidentes de partido, com as direções, mas modestamente quero estar buscando contribuir para que a gente tenha um entendimento e o mais importante, apresente a renovação de um projeto, um projeto que tem dado resultados para o desenvolvimento do Piauí”, relatou.

Assis Fernandes/O Dia
Wellington Dias defende construção coletiva para definição da vice de Rafael Fonteles em 2026

Rafael Fonteles reforça papel de Wellington Dias na articulação

O governador Rafael Fonteles confirmou a participação direta do ministro nos debates internos e ressaltou sua experiência eleitoral. “O Wellington participa de tudo, de toda a coordenação. Ele é uma liderança consolidada que tem um êxito no processo eleitoral várias vezes”, afirmou.

Segundo Fonteles, o modelo de construção política defendido por Dias tem sido referência no processo de harmonização interna. O governador reiterou que a formação das chapas majoritárias e proporcionais para 2026 seguirá esse formato de diálogo e composição ampla entre os partidos aliados.

“O ministro Wellington participa com muito diálogo, como a característica dele, a qual eu aprendi também para ter um processo o mais consensual possível. E quando obviamente não há consenso os partidos deliberam. Então, nós, tanto eu, quanto o Wellington, quanto vários líderes partidários, nós contribuímos para essa discussão, para poder harmonizar tanto a formação das chapas majoritárias, quanto proporcionais”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.