Passageiros que pretendem viajar nos próximos dias devem ficar atentos à documentação exigida para embarque. A Carteira de Identidade Nacional (CIN) passou a ser obrigatória em aeroportos e rodoviárias, tanto em viagens interestaduais quanto internacionais. A Secretaria da Segurança Pública orienta que o documento seja atualizado antes do aumento do fluxo de viagens.
LEIA TAMBÉM
Com a proximidade do Carnaval e o aumento no fluxo de viagens, a Secretaria da Segurança Pública, por meio do Instituto de Cidadania Digital, orienta a população a atualizar a Carteira de Identidade Nacional (CIN). A CIN é o novo modelo de identificação adotado em todo o país, mais seguro e integrado ao CPF, que passa a funcionar como número único. Em viagens para países do Mercosul, o documento também é aceito como identificação oficial no embarque.
De acordo com o superintendente do Instituto de Cidadania Digital, Marcelo Mascarenha, a recomendação é que os cidadãos se antecipem para evitar contratempos. ”Em períodos de grande movimentação, como o Carnaval, a procura aumenta significativamente. A atualização da identidade garante tranquilidade no embarque e evita situações de impedimento por documentação irregular. Nosso alerta é para que a população procure a unidade mais próxima com antecedência”, destacou.
Quem deve atualizar?
- Pessoas que ainda utilizam o antigo modelo do RG;
- Crianças e adolescentes que ainda não possuem documento com foto válido;
- Cidadãos que desejam utilizar a versão digital da identidade em viagens ou serviços.
Atualmente, o Instituto de Cidadania Digital conta com mais de 190 unidades de atendimento em funcionamento em todo o estado, sendo 19 somente em Teresina, garantindo acesso amplo, descentralizado e facilitado à população.
O que fazer se precisar emitir a segunda via da CIN?
Para aqueles que já imitaram a primeira via da Carteira de Identidade Nacional e, por algum motivo (perda ou roubo), precisam emitir uma nova via, basta se dirigir aos locais de atendimento (ou realizar o agendamento prévio pelo Gov.PI Cidadão), e solicitar a segunda via. Nesses casos, é cobrado uma taxa de R$ 22,60.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.