Portal O Dia

“Últimas eleições mostraram que a oposição é mais forte que o governo”, afirma Gustavo Neiva

O deputado estadual Gustavo Neiva (Progressistas) afirmou que o bloco de oposição no Piauí não está em desvantagem em relação ao grupo liderado pelo governador Rafael Fonteles (PT). Segundo ele, o resultado das eleições municipais de 2024 evidenciou o fortalecimento da oposição, que conquistou vitórias expressivas nas duas maiores cidades do estado e em regiões estratégicas do interior.

Assis Fernandes / O DIA
“Últimas eleições mostraram que a oposição é mais forte que o governo”, afirma Gustavo Neiva

“Não vejo que nós estamos em desvantagem, não. As últimas eleições municipais mostraram que a oposição é mais forte que o governo. Nós ganhamos nas principais cidades do estado do Piauí. Então, isso mostra a pujança da oposição. Não concordo que a oposição esteja em desvantagem”, declarou o parlamentar.

Neiva também fez críticas à continuidade do grupo político petista à frente do governo estadual há mais de duas décadas. Para o deputado, há um sentimento crescente de cansaço entre a população diante da falta de avanços concretos em áreas essenciais.

“Nós já temos mais de 20 anos do mesmo grupo político governando o estado do Piauí. O povo está cansado. O povo quer mudança, o povo quer resultados. No Piauí continua no fim da fila em todas as análises. Se você vai para a educação, o Piauí é campeão de analfabetismo. Na saúde os índices são péssimos, na segurança também. Então, assim, o povo do estado do Piauí quer renovação, quer novos planos, novas ideias. E é isso que a gente sente, onde a gente percorre o estado do Piauí”, afirmou.

Sobre as eleições de 2026, Gustavo Neiva garantiu que a oposição apresentará nomes competitivos para todas as chapas, tanto majoritária quanto proporcional.

“Nós vamos apresentar excelentes nomes, tanto para a chapa majoritária de governador, de senador, como de deputado federal e deputado estadual. E quem vai decidir é a população. Nós estamos fortes, e nós iremos apresentar grandes nomes para a apreciação da sociedade e quem decide é o povo”, destacou.

Das dez maiores cidades do Piauí, o grupo oposicionista conquistou nas eleições de 2024 as duas cidades mais populosas e outras prefeituras consideradas estratégicas, como Teresina – Silvio Mendes (União Brasil); Parnaíba – Francisco Emanuel (Progressistas); Campo Maior – Joãozinho Félix (Progressistas); e União – Gustavo Medeiros (Progressistas)

Alguns aliados, porém, migraram para a base governista após o pleito. É o caso do prefeito Antônio Reis, que deixou o Progressistas e se filiou ao PSD, partido aliado ao governador Rafael Fonteles, embora ainda mantenha boa relação com setores da oposição.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.