Portal O Dia

UFPI recebe honraria por formar médicos angolanos no Piauí

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) foi homenageado por sua contribuição ao Programa de Formação em Saúde Brasil–Angola, que capacita profissionais angolanos na área da saúde.

Arquivo O Dia
Em 2025, o hospital já recebeu uma nova residente da área médica

A honraria foi concedida pelos ministérios das Relações Exteriores, da Saúde e da Educação do Brasil, em parceria com o Ministério da Saúde de Angola. O HU-UFPI tem recebido participantes do programa desde 2024. Ao todo, dez residentes angolanos já passaram pela instituição: quatro da área médica e seis das áreas multiprofissionais, como psicologia, farmácia, nutrição, fisioterapia, enfermagem e serviço social.

Além da prática em terapia intensiva, os residentes também têm experiências em cuidados paliativos e em outros setores atendidos pelo hospital.

Segundo Laís Arilo, coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional, “Eles participam de discussões clínicas, assistem a aulas teóricas, integram cursos com aulas práticas e vivenciam a rotina de um hospital de alta complexidade”, explica.

Em 2025, o hospital já recebeu uma nova residente da área médica. O HU funciona como campo de prática durante a formação teórica, e ao final da especialização, os profissionais voltam para aplicar os conhecimentos adquiridos em Angola.

Sobre o programa

Coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação Internacional (ABC), o Programa de Formação em Saúde Brasil–Angola prevê a capacitação de 38 mil profissionais angolanos em cinco anos.

A iniciativa inclui treinamentos, especializações e capacitações realizadas em hospitais brasileiros da Rede Ebserh. Desde 2024, mais de 3 mil vagas foram abertas em 25 unidades hospitalares, com oportunidades em residência, mestrado, doutorado, MBA e cursos de curta duração.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.